Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

A GRANA GORDA DE MUSSOLINI


A renúncia histórica do papa Bento XVI, anunciada por ele ,mesmo em 11 de fevereiro [de 2013], foi uma surpresa para a grande maioria dos fiéis.  Há 598 anos um papa não deixava o seu cargo, ... Por isso, a imprensa do mundo inteiro destacou como histórica essa renúncia que, na realidade, foi uma abdicação, já que o Vaticano é uma monarquia absoluta.  
                                                              (...)
... em 10 de fevereiro de 2012, o jornal italiano Il Fatto Quotidiano publicava  uma capa  que fez literalmente tremer a imponente colunata de Bernini na Praça de São Pedro, em Roma:  "O plano para matar o papa, Bento XVI vai morrer em 12 meses".  A fonte do furo era uma nota entregue ao papa pelo cardeal colombiano Darío Castrillon Hoyos.  No bilhete, havia uma síntese das palavras pronunciadas pelo cardeal de Palermo, Paolo Romeo, durante uma viagem à China do alto prelado, meses antes.  Uma viagem misteriosa, durante a qual o cardeal encontrou vários empresários italianos não especificados, e soltou a bomba:  "O papa vai morrer dentro de 12 meses e o seu sucessor será o bispo de Milão, o cardeal Angelo Scola".

Scola figura hoje entre os "papáveis", favoritos à sucessão de Ratzinger.  Ele também é muito próximo ao movimento religioso Comunhão e Libertação, rebatizado por jornalistas italianos como Comunhão e Faturamento, por causa dos tantos escândalos financeiros e de lavagem de dinheiro que ultimamente envolveram vários de seus membros importantes, começando pelo governador da região da Lombardia, Roberto Formigoni.
A nota entregue ao papa pelo cardeal colombiano era o bilhete de uma testemunha da visita de Romeo à China.  Havia outro conteúdo importante, possivelmente decisivo para a renúncia recente:  as lutas ferozes que dividem a Cúria Romana e o ódio que marca a relação entre Tarcisio Bertone, secretário de Estado do Vaticano, e o papa.  Se o bilhete, mais parecido com um pizzino da Máfia do que um informe papal, era autêntico ou não, ninguém no Vaticano quis comentar na época .  O certo é que, antes de ser publicado na ínegra há um ano por Il Fatto Quotidiano, o documento chegou ao papa, que, ao recebê-lo em janeiro do ano passado, "deve ter pulado na cadeira", como escreveu o jornalista Marco Lillo.

Será que Bento XVI, ao recordar também a morte suspeita de Albino Luciani, o papa que queria "limpar" o IOR, o Banco do Vaticano, quis abdicar quando venciam os 12 meses a separarem a sorte do indivíduo Joseph Ratzinger daquela do antecessor de João Paulo II?  A indagação é comum entre os vaticanistas ouvidos por CartaCapital.  Dizer que o papa Ratzinger renunciou por razões de saúde parece difícil de acreditar.  Seu irmão Georg, poucas horas depois da abdicação, esclareceu à imprensa alemã que a saúde de joseph é boa e não preocupa.  Quais serão as possíveis causas e que problemas perturbaram tanto o papa nos últimos meses para que ele deixasse o cargo?

Uma parte dos problemas de Bento XVI deriva, sem dúvida, do IOR, o Instituto para as Obras Religiosas, conhecido mundialmente como Banco do Vaticano, no centro de polêmicas desde sua fundação.  Constituído no dia 27 de junho de 1942 pelo papa Pio XII, quando já era claro que o fascismo se aproximava do desastre, destinava-se a administrar um patrimônio notável, baseado na fortuna filha dos Pactos de Latrão selados em 1929 entre Pio XI e o ditador Mussolini.  O acordo garantiu ao Estado papal 1 bilhão de liras em títulos de Estado com juros de 5% ao ano, mais 750 milhões de liras em dinheiro vivo.  Um total atualizado que hoje representa mais de 5 bilhões de reais.  
O historiador de Cambridge John Pollard escreveu em seu livro Money and the Rise of the Modern Papacy (O Dinheiro e o Nascimento do Papado Moderno, 2008):  "Depois disso, os papas nunca mais seriam novamente pobres".

Conceito confirmado com luxo de detalhes pelo jornalista investigativo Jean François Tanda, publicado há um mês [janeiro de 2013] no The Guardian, para desagrado, certamente, de Bento XVI.  Sob o título "Como o Vaticano construiu um império secreto usando os milhões de Mussolini", Tanda indaga sobre a finança muito criativa de Beniamino Nogara, engenheiro escolhido pelo papa Pio XII para administrar o dinheiro entregue pelo ditador.  E Nogara, o primeiro "Banqueiro de Deus"  -  o segundo será Paul Marcinkus, intimamente ligado à Maçonaria, vizinho de casa de Al Capone na nativa Chicago e diretor do IOR na época do escândalo da quebra do Banco Ambrosiano no começo dos anois 80  -, consegue com uma série de operações ilegais por meio da empresa suíça Profima S.A. investir em alguns dos imóveis londrinos.

Quem poderia imaginar que, graças ao dinheiro de Mussolini, hoje o Vaticano é dono de prédios luxuosos em Bond Street, onde a Bvlgari vende suas joias?  E quem sabia que no cruzamento de St.James Square e Pall Mall, o belíssimo edifício onde se instala o Capital Altium, um dos bancos de investimento mais prestigiados de Londres, é também de propriedade da dita Santa Sé?  
O jornal do Vaticano, L'Osservatore Romano, reagiu duramente a Tanda e negou tudo:  "Furo nenhum, tudo já era conhecido, vocês distorcem a história".  Tal a síntese do editorial do diretor Gian Maria Vian.  Na realidade, ninguém sabia que o Vaticano possui até hoje imóveis no epicentro da moda e do luxo em Londres, adquiridos com dinheiro fascista.  
"O fato curioso é que quase a mesma reportagem saiu em outubro no jornal suíço de fala alemã Handelszeitung  -  só que aí eu fiz a lista dos imóveis de luxo de propriedade da Santa Sé em Lausanne, e não houve problema nenhum.  Nenhum sacerdote protestou.  Agora, quando publiquei a lista inglesa no The Guardian...", afirmou Tanda a CartaCapital.

"Depois de Jesus Cristo,  a melhor coisa que aconteceu com a Igreja Católica foi Bernardino Nogara",  dizia o cardeal Francis Spellman, poderoso arcebispo de Nova York, que costumava abençoar as bombas atiradas pelos americanos sobre os guerrilheiros vietcong.  O jornalista Gianluigi Nuzzi, no livro Vaticano S.A., soletra que na conta da fundação dedicada a Spellman e aberta no IOR, passaram mais de 40 bilhões de velhas liras em poucos anos.  Tudo de forma oculta e sem que se pudesse identificar a procedência.  Por isso e por muitas maracutaias suplementares, desde 2009 a Justiça italiana está investigando o banco, e a acusação é clara:  violação das leis contra a reciclagem de capitais.

No ano passado, Nuzzi publicou outro livro,  Sua Santità.  Contém cartas inéditas saídas do quarto do papa pela mão do seu célebre mordomo, pelas quais bem se entende como inúmeros altos prelados, inclusive muitos cardeais, não querem colaborar com a Justiça italiana, contrariando a transparência financeira muitas vezes invocada por Bento XVI.  Entre outras cartas, havia também uma do monsenhor Carlo Maria Viganò, responsável pelo orçamento do Vaticano, que denunciava um esquema de corrupção milionário a envolver o alto clero.  O resultado foi a remoção de Viganò para os Estados Unidos, na qualidade de núncio apostólico.  "Promover para remover", reza o ditado latino.

"O IOR deve ser totalmente reformado.  A Igreja não deve ter poder ou possuir riqueza.  O mundo precisa saber a finalidade do IOR, como o dinheiro é arrecadado e como é gasto. temos de garantir a transparência", declarou o cardeal Albino Luciani antes de ser eleito papa em 1978.  João Paulo I morreu misteriosamente 33 dias depois da sua eleição.  E igual a Joseph Ratzinger, queria a transparência das contas.
[Revista CartaCapital nº 736, de 20/02/2013, págs. 56/8].

M. N. C.

Centroamérica crea iniciativa regional de biotecnología y bioseguridad



Ortega invita a Chinchilla a esperar fallo de la CIJ en la frontera
común - Nicaragua Hoy
http://www.nicaraguahoy.info/dir_cgi/topics.cgi?op=view_topic;cat=NoticiasGenerales;id=1384700484

TLC con Centroamérica impulsará crecimiento regional - Nicaragua Hoy
http://www.nicaraguahoy.info/dir_cgi/topics.cgi?op=view_topic;cat=NoticiasGenerales;id=1384700483

Gobierno dice que adoptará medidas contra alza de combustibles -
Nicaragua Hoy
http://www.nicaraguahoy.info/dir_cgi/topics.cgi?op=view_topic;cat=NoticiasGenerales;id=1384700482

Gobierno debería pagar deuda del INSS - Nicaragua Hoy
http://www.nicaraguahoy.info/dir_cgi/topics.cgi?op=view_topic;cat=NoticiasGenerales;id=1384700481

Obligaciones de los hijos con sus padres - Nicaragua Hoy
http://www.nicaraguahoy.info/dir_cgi/topics.cgi?op=view_topic;cat=NoticiasGenerales;id=1384700480

Centroamérica crea iniciativa regional de biotecnología y bioseguridad -
Nicaragua Hoy
http://www.nicaraguahoy.info/dir_cgi/topics.cgi?op=view_topic;cat=NoticiasGenerales;id=1384700479

Oposición duda que Chávez esté ejerciendo funciones - Nicaragua Hoy
http://www.nicaraguahoy.info/dir_cgi/topics.cgi?op=view_topic;cat=NoticiasGenerales;id=1384700478

Descubren señales eléctricas en flores - Nicaragua Hoy
http://www.nicaraguahoy.info/dir_cgi/topics.cgi?op=view_topic;cat=NoticiasGenerales;id=1384700477

Juegos de ingenio: Nuevo hobbie de chimpancés - Nicaragua Hoy
http://www.nicaraguahoy.info/dir_cgi/topics.cgi?op=view_topic;cat=NoticiasGenerales;id=1384700476

Encuentran a mujer nicaragüense desaparecida hace 9 años - Nicaragua Hoy
http://www.nicaraguahoy.info/dir_cgi/topics.cgi?op=view_topic;cat=NoticiasGenerales;id=1384700475

JORNAL CANADENSE



A fonte é boa. Quem quiser pode ler no original, em Inglês. 

 Assunto: Imprensa do Canadá sobre Dilma Rousseff. Impressionante!!! (Original e tradução)


(Original em Inglês e, em seguida, a tradução em Português)

A BRAZIL'S PURGATORY ABOUT TO BEGIN* Nobody cares if Dilma Roussef murdered or robbed. It is just populism in the cruelest form. She is Lula's lady. Poor people have benefited a little from the end of inflation, and they forgot that this situation was inherited by Lula. What is interesting is that the Worker's Party is neither C ommunist nor the helper of workers. IBGE, the main statistical institution in **Brazil**, has just released the information that illiteracy in *Brazil* increased during Lula's reign. Basic sanitation is in the same level as it was at the time of his coronation.
50,000 Brazilians die violent deaths, most caused by guns and drugs smuggled into the coutry by the FARC Marxist terrorists, alliens of Lula. Who cares? I have a cell phone ande tv set. The next World Cup will be in *Rio*. On the other hand, the Federal Development Bank (BNDES) has received this year US$ 100 BI to lend to large corporations, in order to "buy" their good will towards the government during the election year. The capitalists get the money for 3,5% ti 7%, while the government pays 10% to 12 % for the banks. Itaú bank had the largest profit of any bank in the *Americas*, including the ones in the *US*.  Other acts of largesse of the governm ent include the distribution of TV and radio licences to capitalists and politicians, a TV network for the union leaders (Who take one day of salary from the workers and can't be audited - Lula forbid it) and the definition of the targets of investment of the pension funds from state companies, in the order of hundreds of billions of dollars. They can make you or break you. FASCISM: This is a fascist economy, in its purest definition. Mussolini Would be proud. It is hard for the common folk to understand how Communism has changed from a social utopia to this raw fascism. The reason is that they retain the old veneer in cultural causes, such as free abortion, gay marriage, globalism, ecological radicalism, etc. Just like in *China*, they tell you to live your private life. Censorship or "media control" is in Dilma's agenda, as it is in full course in *Argentina* and *Venezuela* today. The fiscal privacy of Dilma's opponents has been broken with no consequences. Basic constitu tional rights are worth nothing to the Worker's party, and they are challengind property rights. A bunch or communist peasants, all funded and led by Professional agitators, will invade farms, kill people (as they do now) and the issue will be decided by popular acclamation, in commune. We are being prepared to be pawns of the world government. I predict rough times ahead for *Brazil*. Dilma is incompetent and stubborn. Brazil's public debt has almost tripled and is about to explode, due to to the high interest rates. The boom in the exportation of minerals and agro-commodities that gave Lula's popularity such boost can end anytime, especially if a heavy crisis hits the dollar. The taxation level in Brazil is one of the highet in the world, at 40,5% and bureaucracy, with 85 different taxes in the last count, is astronomical. They won't be able to raise tax anymore to support the do-nothings employed in the government and the corruption. When the government crashes, the socia l aids that supported Lula's popularity will be at risk. Without the booming exports, there willbe fewer jobs, and it is possible that we see riots and protests. Things have always been tôo easy in this coutry, where food grows even in a crack in the sidewalk. Perhaps it is time for Brazilians to mature from suffering. PS: Dilma's father was a Bulgarian. He fled his country because he was a communist activist. Surprisingly  in       Brazil he was a capitalist and very rich, Dilma had a very bourgeois life, living in a large house and studying at private schools. It is always good to belong to the Communist elite.

TRADUÇÃO

O PURGATÓRIO BRASILEIRO ESTÁ PRESTES A COMEÇAR* Ninguém se importa se Dilma Roussef tenha assassinado ou roubado. É apenas o populismo na forma mais cruel. Ela é a senhora Lula. Os pobres se beneficiaram um pouco do fim da inflação e se esqueceram que esta situação foi herdada por Lula. O interessante é que o Partido dos Trabalhadores não é comunista, nem o que auxilia os trabalhadores. IBGE, a principal instituição de estatística no Brasil, acaba de lançar a informação dando conta que o analfabetismo no Brasil aumentou, durante o reinado de Lula. O saneamento básico está no mesmo nível que era no momento da sua coroação. 50 mil brasileiros morrem de mortes violentas, a maioria causadas por armas e drogas contrabandeadas para o país pelos terroristas marxistas das FARC, os aliados de Lula. A próxima Copa do Mundo será no Rio de Janeiro. Em contrapartida, o Banco Federal de Desenvolvimento (BNDES) recebeu este ano 100 US$ bilhões para emprestar às grandes corporações, a fim de "comprar" a sua boa-vontade em relação ao governo durante a campanha eleit oral. Os capitalistas receberam o dinheiro com juros em torno de 3,5% a 7%, enquanto o governo paga 10% a 12% para os bancos. Banco Itaú teve o maior lucro de um banco nas Américas, incluindo os dos EUA. Outros atos de generosidade do governo incluem a distribuição de licenças de TV e rádio para os capitalistas e os políticos, uma rede de TV para os dirigentes sindicais (que ganham um dia de salário dos trabalhadores e não podem ser fiscalizadas) e a definição dos objetivos de investimento dos fundos de pensão de empresas estatais, na ordem de centenas de bilhões de dólares. Eles podem fazê-lo ou quebrá-lo. FASCISMO: Esta é uma economia fascista, na sua mais pura definição. Mussolini estaria orgulhoso. É difícil para o povo a entender como o comunismo mudou a partir de uma utopia social para este fascismo na forma mais primata. O motivo é que eles mantêm a aparência sob o velho charme por causas culturais, como o aborto livre, o casamento gay, a globa lização, o radicalismo ecológico etc. Assim como na China, dizem-lhe como viver sua vida particular. Censura ou "controle da mídia" está na agenda de Dilma, da mesma forma como se encontra em pleno andamento da Argentina e Venezuela hoje em dia. A privacidade fiscal de oponentes de Dilma foi quebrada sem consequências. Os direitos fundamentais garantidos pela Constituição nada valem para o Partido dos Trabalhadores e eles estão desafiando os direitos de propriedade. Um grupo de camponeses comunistas, todos financiados e liderados por agitadores profissionais, invadem fazendas, matam pessoas (como fazem agora) e a questão será decidida por consulta popular, da comuna. Estão sendo preparados para ser peões do governo mundial. Prevejo tempos difíceis à frente para o Brasil. Dilma é competente e teimosa. A dívida pública do Brasil quase triplicou, e está prestes a explodir, devido às altas taxas de juros. O boom da exportação de minerais e agro-commodities, que impulsionaram a popularidade de Lula, pode acabar a qualquer momento, especialmente se uma crise pesada atingir o dólar. O nível da tributação no Brasil é um dos mais altos do mundo, com 40,5%, e a burocracia, com 85 diferentes impostos na última contagem, astronômica. Eles não serão mais capazes de aumentar os impostos para sustentar os vagabundos empregados do governo e a alta corrupção. Quando o governo quebrar, as ajudas sociais que apoiaram a popularidade de Lula estarão em risco. Sem o crescimento das exportações, haverá menos postos de trabalho, e é possível que nós venhamos a ter tumultos e protestos. As coisas têm sempre sido muito fáceis neste país, onde o alimento cresce até nas rachaduras na calçada. Talvez já esteja na hora de os brasileiros amadurecerem pelo sofrimento. PS: O pai de Dilma era búlgaro. Ele fugiu de seu país porque era comunista perigoso, ativista. Surpreendentemente, no Brasil, tornou-se um capitalista e muito rico . Dilma teve uma vida burguesa privilegiada, vivendo em uma casa grande e estudando em escolas privadas. É sempre muito bom fazer parte da elite comunista.

A.   L.

França deve sair da OTAN


Cobrado pelo presidente François Hollande para fazer um balanço do retorno da França ao comando integrado da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), Hubert Vedrine concluiu que a reversão da decisão tomada pelo Sr. Nicolas Sarkozy em 2009 "  dá França não nova alavanca de influência  . " Régis Debray contesta esta análise.
Caro Hubert,

As opiniões prestados por "  gaullo-Mitterrand  " - oxímoro destemido - conhecidos por sua capacidade de esvaziar balões pesam. E relatório sobre o seu retorno para a França na Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), que pediu em 2012 o presidente François Hollande, confiante - e quem não seria  ? - Na sua experiência e sua experiência. O barulho da mídia é inversamente proporcional à importância do assunto, não há nada a se perguntar a critério de quem o rodeava. Problemas de defesa quase mobilizar a opinião pública e do papel da França no mundo não pode fazer zumbido, tanto quanto do bebê e no Nepal, a elefantes tuberculosa Zoo Lyon. 

Exceto quando Austerlitz nos enche de orgulho, pois este heróico recentemente avançada no deserto do Mali, que, sem mortes demais ou tiroteios, estava de volta nas montanhas de bandos de jihadistas detestáveis.

Este relatório tem me ensinado, deixando-me perplexo. Você dá descarga indirecta a Nicolas Sarkozy, com uma espécie de sim, maspara fazer do baile Atlântico. Reintegração de que você não teria aprovado o seu tempo, mas não seria mais dano em questão de apoiar.Na União Europeia, ninguém iria seguir. 

Permanecer para a França a tomar a iniciativa com firmeza, sem o qual não haveria "  padronização e comoditização  " do país. Isso me faz querer continuar um diálogo permanente com você desde maio de 1981, quando nos encontramos no Palácio do Eliseu em dois escritórios vizinhos e felizmente comunicar.

O sistema piramidal iria se tornar um fórum que se envolve muito mais, uma operação de campo, onde cada membro tem uma chance, desde que ele pode falar alto. Em suma, este NATO enfraqueceu já não merece o estigma do passado. Eu julgados por muito mais sucesso do que isso. Consideravelmente ampliado. Doze países em 1949, 28 em 2013 (com 910 milhões (...)

=Diplomatique=


quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Grande Muralha e purê de ervilha


Você provavelmente já ouviu falar da poluição do ar terrível acontecendo na China. Com o enorme crescimento nos últimos 25 anos, as palavras "poluição" e "China" são praticamente sinônimos. O crescimento chinês criou enormes oportunidades de investimento recentemente - mas estamos no ponto crítico, onde a poluição do ar chinês também abre oportunidades.
Uma dica: pense platina e paládio.

Poluição no Reino Médio é absolutamente chocante. Pequim muitas vezes desaparece em uma "sopa de ervilha" de espessura que reduz a visibilidade a poucos metros. Em 12 de janeiro, um sensor na Embaixada dos EUA em Pequim tem registrado um índice de 755 escalonamento da qualidade do ar desenvolvido pela Agência dos EUA para a Proteção Ambiental (EPA). Para colocar as coisas em perspectiva, este índice não faz normalmente além de 500. Além disso, a EPA considera qualquer número superior a 100 como "não saudável para pessoas sensíveis." Além de 400, o ar é "perigoso" para todos.

A qualidade do ar é tão deplorável, de fato, que os líderes chineses, normalmente tão taciturno, para permitir que o discurso público sobre o assunto, um pouco como que a significar que "algo precisa ser feito."

Mesmo o Diário do Povo, órgão oficial do Partido Comunista, chamada na primeira página "como podemos sair deste ataque poluição sufocante?"
Em uma recente entrevista com o South China Morning Post, Qu Geping, o Ministério chinês da Proteção Ambiental, entre 1987 e 1993, disse: "Eu tenho que admitir que o competente [nacional e local] não de longe, fez o suficiente para controlar a pesquisa do crescimento econômico a qualquer custo, e não conseguiu evitar alguns dos piores cenários de poluição que nós, como políticos esperavam. "
Nunca antes o governo chinês admitiu abertamente que ele traiu.

▪ As razões para a poluição 

Veja um pouco mais do que a Grande Muralha da China. Por que a qualidade do ar é tão ruim assim na China de hoje? Bem, é inverno - para que o vento não empurrar a poluição para o mar, Japão e Coréia.

Os projetos aéreas chinesas de poluição "mundo das sombras", de acordo com vários anos de pesquisa resumida em um artigo no The New York Times. Na América do Norte, estações de monitoramento em toda a Costa Oeste - da Califórnia para a Colúmbia Britânica - alarmes regularmente gatilho quando o chinês poluição chegam quase intacto apesar de sua viagem trans-Pacífico.

Pelo menos 30% da poluição do ar sobre a Costa Oeste norte-americano pode ser diretamente atribuído às nuvens "importados" da China, de acordo com a revista Chemical & Engineering News. Mas varrer a poluição chinesa para o mar (a Califórnia) é um "não-solução" para um problema crítico - e é temporária, e muito mais. A chave é bastante para determinar a origem do problema. 

China deve ir à fonte

O pior da poluição na China, por enquanto, é composta de partículas finas em suspensão no ar. Essas pequenas coisas criar neblina, nos pulmões de pessoas e causar todos os tipos de problemas de saúde e de segurança.

Qual é a sua origem? Bem, a maioria dos elementos realmente nocivos no ar vem de chineses escape milhão de caminhões a diesel e outros veículos que percorrem as estradas na China, assim como geradores de inúmeros que suportam a rede de energia chinesa confiável.

Então eu cavei um pequenos artigos sobre a crise da poluição na China nas últimas semanas, eu encontrei algumas referências (muito poucos!) Para a falta de catalisadores na maioria dos caminhões e geradores a diesel na China.

De acordo com um artigo da Associated Press, os sistemas de controlo de emissões pode inflacionar o preço de um caminhão ou de um grande gerador - é a adição de até US $ 3 200. Disse John Zeng, da empresa de pesquisa LMC Automotive Ltd.., "Este não é um problema de tecnologia. Isto diz respeito ao meio de consumidores. Superior qualidade também aumenta as emissões superam os custos."

Olhe para o último quarto de século de desenvolvimento chinês. China era um país "pobre" no sentido de que seu ponto de partida econômico ficou muito baixo na escada do desenvolvimento. Não é de admirar que os compradores de veículos e geradores não querem gastar dinheiro "extra", desde o início, para o controle da poluição do equipamento. 

C. A.



Pepe Escobar: “E o Oscar vai para... a CIA”

Nem nesse mundo chapado, tempos de doidos varridos, Jack Nicholson algum dia imaginou que faria duplinha com a Primeira Dama dos EUA para apresentar um Oscar de Melhor Filme.
Está mais para Hunter S Thompson que para Academia – e nada tem de presidencial. Mas marcou – lindamente – o casamento de Washington com Hollywood. Se George Clooney casa-se com o Sudão (mas não com a Palestina), por que Jack não poderia trocar fofoquinhas com Michelle? Depois disso, virá o quê? Obama partilhando inteligência com Jessica Chastain?

O casamento que realmente conta – doravante – pode estar no coração do complexo militar-industrial-Hollywood-de segurança, como em "A hora mais escura" e em infindáveis variações do etos Marvel. Mas por hora, em termos de justiça poética, nada faz mais sentido que o Oscar para "Argo", dirigido por Ben Affleck (e coproduzido por Clooney).

Aqueles mais de 6 mil votantes da Academia simplesmente não puderam resistir a um roteiro só muito frouxamente apoiado em fatos, no qual uma Hollywood cheia de recursos salva a CIA. E com certificado de aprovação by Hollywood, de bônus. Assim, como se poderia prever, foi Hollywood premiando-se, ela mesma, com um Oscar, premiando o hiper nacionalismo, heróis dos EUA e, claro, a vitória dos bons (americanos) sobre os péssimos (iranianos).

E o quanto se torna monumentalmente poética essa justiça, quando um filme sobre filme falso, que engana iranianos revolucionários durante a crise dos reféns que se arrastou por 444 dias, é coroado como melhor filme, só dois dias antes de os EUA e outros membros do Conselho de Segurança da ONU mais a Alemanha voltarem à mesa para discutir se o Irã os estaria enganando – e construindo uma bomba atômica.

"Argo" obra para provar que o Irã odeia o Satã norte-americano, mas os iranianos amam Hollywood. Três décadas depois, os iranianos não são tão facilmente engambeláveis. Conversáveis. Vão até filmar seu contra-Argo. E a absoluta maioria da população – apesar das duríssimas sanções impostas por EUA e União Europeia – apoia um programa nuclear civil. Paralelamente, será engraçado observar a performance de "Argo" de Karachi a Caracas.

Voltando a Hollywood: como Orson Welles ensinou, é tudo falso. Até o ex-presidente Jimmy Carter admitiu, na CNN, que tudo que se vê no roteiro de "Argo" foi obra dos canadenses – ajudados pelo então embaixador no Irã, Ken Taylor. No Canadá, todo mundo sabe que foi trabalho dos canadenses. Obviamente, ninguém sabe de nada, nos EUA.

Pergunte a Christoph Shultz

O que realmente interessa nos Óscars é o tapete vermelho – e a frase imortal “O que você está vestindo?”. Num festival de desastres de guarda-roupa que bem valeriam uma investigação do FBI, havia pelo menos Charlize Theron em Dior, Naomi Watts em Armani Privé e Anne Hathaway em Prada para alegrar pupilas fatigadas. É o que rodará pelo mundo digital por todo o planeta – com a maioria os vencedores já esquecidos.

Não houve surpresas. Se Daniel Day-Lewis encarnando o Deus dos EUA, também conhecido por Lincoln, não levasse seu (3º) Óscar, a culpa seria de um ciberataque chinês. Na verdade, houve, sim, uma surpresa: o Zeus de Hollywood, Steven Spielberg, foi descartado, para beneficiar Ang Lee, diretor de "A vida de Pi". Os mais céticos imediatamente se puseram a dizer que teria a ver com Hollywood estar pivoteando-se na direção do lucrativo mercado asiático.

Quentin Tarantino disse que foi o ano dos escritores, no Oscar. Foi mesmo. Faz total sentido que seu clássico de vingança, "Django livre", tenha recebido os prêmios de Melhor Roteiro e Melhor Ator Coadjuvante (o mestre vienense Christoph Waltz).

Para Tarantino, só um número gigante de cadáveres pode levar-nos à Justiça. Pode-se, vez ou outra, desgostar de seus excessos. Mas fato é que a sua receita para os EUA – quando o mal está à sua frente, olho no olho, você sai e manda bala – é crível, porque seus personagens são tão esplendidamente escritos. Não surpreende que o lobby das armas e fanáticos de vários calibres da National Rifle Association estejam usando "Django" como material de divulgação entre os afro-americanos. Se seguissem "Django" (“o D é mudo”) ao pé da letra, os EUA pós-apocalipse seriam bem parecidos com essa paródia de Django Sem Freios.

A Academia pode, sim, ter-se redimido, pelo menos em parte, do caso de amor com a CIA, ao dar o prêmio de Melhor Roteiro a Tarantino, não a Tony Kushner pelo totêmico "Lincoln". Afinal, Kushner – e Spielberg – construíram seu épico antiescravidão sem sequer um olhar na direção de Frederick Douglass ou de Black Reconstruction in America de W E B DuBois, onde se lê, bem claramente, que “foram os escravos fugidos que forçaram os donos de escravos a encarar a alternativa de render-se ao Norte ou render-se aos negros”.

Com pelo menos 200 mil negros no Exército e outros 200 mil como coadjuvantes, o norte teria perdido a guerra. Ou, no mínimo, o sul branco suprematista teria continuado como antes – escravos e tudo. Nada disso se vê em Lincoln.

O que os dois Oscars de "Django" provam mais uma vez é que Hollywood é doida por vingança. Mesmo que venha sob a forma de um western-spaghetti cripto-psicodélico que faria John Ford vomitar. Bem... ainda é um Oeste Selvagem. Mais selvagem que os mais selvagens sonhos selvagens de Jack Nicholson.

Tarantino talvez não seja o roteirista mais qualificado para decodificar Barack Obama, o neo-Lincoln. Que tal um western-gourmet que mostre a transição da Guerra Global ao Terror para a guerra invisível, de sombras, enquanto, no plano interno, o neo-Lincoln faz, do controle de armas misturado com drones de vigilância, meio de vida.

Ou Christoph Waltz, no papel do transviado John Brennan – confessor do então diretor da CIA, George Tenet, absolutamente bem informado e atualizado sobre “fatos e inteligência adaptados em torno da política” para justificar a guerra contra o Iraque e, depois, definindo os parâmetros para a tortura e buscando, para eles, a aprovação do Departamento de Justiça .

Imaginem uma cena, com Waltz, e o talento que é sua marca registrada – em depoimento ante a Comissão de Inteligência do Senado – como Brennan, no início desse mês – dizendo que “os regimes em Teerã e Pionguiangue continuam empenhados em construir armas atômicas e sistemas de transporte e disparo de mísseis balísticos intercontinentais”.

"Argo" é para mariquinhas. O negócio agora é Obamabomber Desembestado.

*Pepe Escobar é jornalista


França mantém gasto e intervenção militar apesar da crise


Passados quase dois meses desde o início da intervenção militar da França no Mali, o ministro francês da Defesa, Jean-Yves Le Drian, informou nesta terça-feira (26) que as operações custaram, até o momento, mais de 100 milhões de euros à França, apesar da crise econômica e dos cortes aos gastos públicos que a União Europeia vem exigindo.
“Hoje podemos estimar em pouco mais de 100 milhões de euros [aproximadamente 260 milhões de reais] o que se gastou a partir de meados de janeiro,” quando começou a intervenção militar no Mali, disse Le Drian na entrevista concedida à emissora RTL.

O ministro destacou ainda que essas cifras serão apresentadas ante a Comissão de Finanças da Assembleia Nacional da França, onde vários membros criticaram a ingerência militar no país africano.

Os legisladores rechaçaram a medida pois o presidente francês, François Hollande, ordenara o começo da “Operação Serval”, como ficou denominada a intervenção militar, sem avisar previamente a Assembleia Nacional. 

Entretanto, Hollande jusitificou-se alegando que respondia à “necessidade de adotar medidas de segurança frente a ameaças e perigo relacionados com o terrorismo”, depois de dizer que homens armados malineses estavam avançando em direção a cidade de Bamako, capital do Mali.

Espera-se que depois do envio de cerca de seis mil militares africanos ao país, os franceses abandonem gradualmente a região no próximo mês de março.

Não obstante, cabe destacar que a UE deu autorização para o envio de mais 500 militares, para treinamento e assessoramento do Exército do Mali, embora haja manifestações contrárias, por exemplo, do eurodeputado da Esquerda Unida espanhola, Willy Meyer. A ingerência levada a cabo pela França no país africano foi criticada por Meyer, que também ressaltou a falência de uma “solução” militar para esse conflito.

Durante suas declarações ante o Parlamento Europeu, Meyer questionou a estratégia de Paris no Mali, e afirmou: “primeiro, [a França] deixou claro que não interviria, depois falou de uma operação limitada, e agora o objetivo declarado é a reconquista total do Mali.” Disse também que o que a França pretende, na verdade, é ter sob controle a zona limítrofe com o Níger, onde o país europeu tem interesses relacionados com as reservas de urânio. 

Por outro lado, muitos especialistas em questões políticas estimam que com essa ingerência militar o governo francês busca rentabilizar os recursos minerais e as riquezas naturais do Mali. 

Os gastos militares dos países da União Europeia têm sido motivo de protestos no contexto da crise econômica que assola o continente europeu, e não sem motivo. De acordo com dados do Instituto Internacional de Pesquisas da Paz de Estocolmo (Suécia), a França gastou, em 2011, 2,3% do seu PIB em materiais militares, um percentual que não experimentou qualquer redução significativa desde o ano 2000. 

Mesmo assim, a UE e o Banco Central Europeu focam nos gastos públicos para a “urgente redução” de déficits públicos, mas deixam o setor militar protegido de tais impactos. Ainda, investem em sucessivas intervenções armadas, a exemplo do Mali e da Somália, onde a organização também mantém tropas e operações navais, através da missão Atalanta, lançada em 2008 como a primeira operação naval da união. 




















A  RESIGNAÇÃO  DE  BENTO  XVI  EVIDENCIA  A  INCAPACIDADE  DE  DOMAR  A  ALCATEIA  QUE CRIOU  E  ALIMENTOU  EM  31  ANOS  DE  PODER  --  (...)
No caso de Joseph Ratzinger não houve pressão visível por sua renúncia.  Ao contrário, sua decisão apanhou todos de surpresa,  (...)  O punhado de cardeais chamados para um consistório ordinário  -  uma reunião de rotina  -  ficou pasmo ao ser informado  (...)  de que o papa "pela idade avançada e diminuição do vigor, tanto do corpo quanto do espírito", sentia-se incapaz de exercer suas funções e germanicamente comunicava o aviso prévio:  deixaria o posto às 20 horas de 28 de fevereiro. 
                                                     (...)
É de se supor que alguma gota d'água entornou o copo nos últimos dias.  Poderia ser, por exemplo, a insubordinação aberta por parte de alguém que não se atreve a demitir  -  talvez o secretário de Estado Tarcisio Bertone, apontado por muitos como líder da dissidência.  A revista italiana Panorama afirma que Ratzinger se decidiu após ler um relatório sobre os Vatileaks entregue em 17 de dezembro [de 2012] que expunha a resistência da Cúria [Corte Pontifícia] a mudanças e ações para promover mais transparência.
                                                       (...)
Fez [o papa] há três meses uma pequena cirurgia para trocar as baterias de seu marca-passo (que usa desde 2005, antes de ser eleito papa)  e sofre de artrite, mas de resto tem uma saúde tão boa quanto se pode esperar aos 85 anos.
                                                        (...)
A Igreja não vive uma conjuntura mais serena do que há três anos, muito ao contrário. Sofreu derrotas políticas embaraçosas em vários países, as denúncias de escândalos morais e financeiros se agravaram, a tentativa de reconciliação com os seguidores de Marcel Lefebvre fracassou, conflitos internos e evidências de corrupção vazaram à imprensa na série apelidada Vatileaks, para a qual o mordomo do papa, Paolo Gabriele, serviu de correio e bode expiatório, e o banqueiro que escolheu e nomeou para "limpar" o Banco do Vaticano, Ettore Gotti Tedeschi, foi ameaçado, destituído e desacreditado pelos conselheiros e por Bertone após redigir um informe secreto no qual relatava contas de políticos, empreiteiros e mafiosos intermediados pelo clero.

A renúncia se dá semanas depois de a Itália proibir os bancos de negociar com o Vaticano por esse desrespeitar normas internacionais contra a lavagem de dinheiro ...
                                                         (...)
Ao pregar a fiéis na Missa de Cinzas após o anúncio da renúncia, Ratzinger afirmou que a Igreja "está desfigurada pelas divisões em seu corpo eclesiástico" e denunciou "a hipocrisia religiosa, o comportamento dos que querem aparentar [sic], as atitudes que buscam os aplausos e a aprovação", sinal de que sua atitude está relacionada à política interna da Cúria. No dia seguinte, ao falar aos párocos de Roma, defendeu "o verdadeiro Concílio  Vaticano II, não o da mídia", e o diálogo com outras religiões, o que sugere que o desafio veio da direita.
                                                           (...)
À humilhação de ser reduzido a uma marionete, preferiu cortar as cordas, talvez com a sincera esperança de abrir caminho a um sucessor menos idoso e mais enérgico, mas foi ele mesmo quem criou e nutriu a alcateia que hoje o cerca.
                                                            (...)
Como chefe da Congregação para a Doutrina da Fé e depois papa, Ratzinger foi restaurador de tradições, guardião da ortodoxia, caçador implacável de clérigos e teólogos progressistas como Hans Küng e Leonardo Boff e dos bispos que simpatizavam com essas ideias, substituídos por notórios conservadores à media que se aposentavam.
                                                              (...)
Dentro desses limites, a prioridade foi combater as esquerdas, às quais João Paulo I fizera gestos conciliadores durante seu breve pontificado, encerrado de forma prematura e algo suspeita [morte dada como natural, mas suspeita, por muitos, de ter sido por envenenamento].  Não se poderia esperar outra coisa da eleição de Wojtyla, um obsessivo anticomunista, em favor do qual, segundo mais de um autor, a CIA fez um lobby intenso para convencer os cardeais moderados.  Em nome desse combate, o Vaticano se submeteu a uma aliança pragmática com Ronald Reagan, Bush pai e Margaret Thatcher e fechou os olhos tanto ao que houvesse de pouco cristão no neoliberalismo e nas ditaduras de direita quanto aos abusos sexuais e financeiros de clérigos que rezassem pelo mesmo catecismo.
                                                               (...)
E assim ... mesmo depois da queda da União Soviética (...), o Vaticano tardou a perceber que o comunismo e a Teologia da Libertação perderam relevância e as ameaças reais passaram a ser a exacerbação da concorrência, do individualismo e do hedonismo pelo capitalismo neoliberal que ajudou a promover e a disputa feroz pelo poder entre as organizações conservadoras que protege e favorecem interesses políticos e econômicos da iniciativa privada que as financia, como a Renovação Carismática, o Caminho Neocatecumenal, os Legionários de Cristo (atuante no México, na América do Norte e nas Filipinas), o Opus Dei (influente entre empresários e partidos de direita ibéricos e sul-americanos) e a Comunhão e Libertação (que apadrinha Silvio Berlusconi).

No início do pontificado, o papa ... pareceu querer se alinhar à tese da "Guerra das Civilizações" e à cruzada neoconservadora contra o Islã, atacando essa fé como violenta e Maomé por a "espalhar com a espada" (como se cristãos não tivessem feito o mesmo).  Dpois foi a Auschwitz atribuir os crimes do nazismo a "um bando de criminosos que abusou do povo alemão".  Isso por parte de um homem que foi alistado na juventude hitlerista na adolescência.  Pelo chefe de uma Igreja que se calou ante os crimes que hoje condena e apoiou o fascismo em troca das doações de Benito Mussolini (a título de indenização pela perda dos Estados Papais), das quais se origina boa parte do seu atual império imobiliário de quase um bilhão de dólares, ...
Mais apegado a símbolos de ortodoxia do que à caridade ante o sofrimento concreto, o Vaticano de Bento XVI também priorizou pregar a castidade e o combate ao uso de preservativos em países africanos devastados por epidemias, guerras, fome e corrupção.  Esforçou-se por impedir a pesquisa médica com células tronco de fetos e proibir o aborto em qualquer circunstância, incluindo crianças estupradas e mulheres para as quais a gravidez representa risco de vida.  O mote do papa era preferir uma Igreja pequena, ... e sustentar sua pesada estrutura com a contribuição de fiéis, voluntária ou arrecadada por governos (como ainda fazem os da Espanha, Itália, Áustria e Alemanha, entre outros).
                                                               (...)
Os confrontos com os Estados laicos e as tentativas de influenciar eleições na Europa e na América Latina aceleram o desgaste da relação entre a Igreja e as sociedades ocidentais, não a favorecem na África e na Ásia e podem levá-la a perder mais cedo os privilégios tradicionais que lhe restam.
Bento XVI provavelmente acredita no que prega, tolerou a corrupção em nome do que considerava fins mais altos e em alguns casos agiu contra ela. ... Mas, de resto, se chegou a punir alguns clérigos culpados ou coniventes, ... foi sob a pressão de provas esmagadoras e da indignação crescente da sociedade laica.  O Vaticano ainda está longe de satisfazer governos e tribunais  tanto nesses casos quanto naqueles que se referem às investigações de outros abusos, de manipulações financeiras ilegais à conivência do clero com a tortura e a execução de militantes de esquerda nas ditaduras latino-americanas.

E como sua renúncia evidenciou, também é incapaz de controlar o conluio de interesses empresariais, políticos e clericais que ajudou a alimentar e hoje travam as tentativas de reforma tanto do Vaticano quanto da Itália  -  a corrupção secreta que viceja à sombra de qualquer autoritarismo.  Provavelmente, será sucedido por um europeu igualmente conservador e intransigente para com os pecados da massa, mas mais tolerante para com os da Cúria, que manterá a Igreja no caminho firme, reto e seguro da decadência.

M. N. C.


Vida ou Morte: leiam e divulguem com URGÊNCIA !



Três mulheres no  Norte da Flórida morreram em vários hospitais, em um período de 5 dias, todas com os mesmos sintomas.
Febre, calafrios e   vômitos, seguido pelo colapso muscular, paralisia e,  finalmente, a morte. Não houve nenhum sinal de trauma.

As autópsias mostraram resultados de toxicidade no sangue e uma pequena fístula causada por picada de inseto na região das nádegas ou parte posterior da coxa.
Essas mulheres não conheciam umas às outras e parecia que nada tinham em comum.
Foi descoberta, no entanto, que elas tinham visitado o mesmo restaurante (Olive Garden) no dia da sua morte.
O Departamento de Saúde foi ao  restaurante, para desativá-lo e investigá-lo. Os alimentos, água, ar condicionado e tudo  o mais foram inspecionados e testados, em vão. 

A grande surpresa  veio quando uma garçonete do restaurante foi levada às pressas para o hospital, com sintomas semelhantes.  Ela disse que havia trabalhado nas férias, que haviam se encerrado no dia anterior àquela noite, e  tinha ido ao restaurante naquele dia para pegar seu cheque do pagamento...

Ela não comeu nem bebeu nada, enquanto ela estava esperando, mas tinha usado o banheiro.
   

Mediante isso, um  toxicólogo do Departamento de Saúde, lembrando de um artigo que tinha lido, dirigiu-se para os banheiros do restaurante e levantou o assento do vaso e, sob a tampa, o que viram era algo fora do normal, eram umas pequenas aranhas.
As aranhas foram capturados e levadas para o laboratório, onde foi constatado ser: Dois Striped Telamonia (Telamonia Dimidiata), assim chamada por causa de sua cor rosada salmom avermelhada.

DO VENENO.
A picada é indolor, o veneno desta aranha é extremamente tóxico, podendo fazer efeito de   imediato, mas pode demorar de 1 a 2 dias para fazer efeito. Elas vivem no frio e no escuro,climas e ambientes úmidos, como dentro de vasos sanitários, que fornecem o ambiente propício para seu habitat.

Alguns dias mais tarde, um advogado de Jacksonville deu entrada na sala de emergência de um hospital.  Antes de sua morte, disse ao médico que havia saído em viagem de negócios, tinha tomado um voo da Indonésia, mudando de avião em Singapura, antes de voltar para casa. Ele não visitou o (Olive Garden).

Em sua autópsia, encontraram um ferimento por picada  de inseto no órgão genital (assim como todas as outras vítimas). Os investigadores descobriram que ele estava no voo que tinha se originado na Índia.

A Aeronáutica Civil Board (CAB) ordenou uma inspeção imediata nos banheiros de todos os voos da Índia, e daí a descoberta das aranhas Dois Striped Telamonia (Telamonia Dimidiata), haviam ninhos em 4 diferentes planos do avião!

Está sendo cogitado que estas aranhas estejam em todos os países do mundo, trazidas nos voos internacionais, pois elas são originárias da Índia.

Acredita-se, agora, que estas aranhas podem estar em qualquer parte de todos os países, pois elas se alojam no interior dos aviões, mais precisamente no compartimento de bagagens e nos vasos sanitários.

Esta é a  Dois Striped Telamonia (Telamonia Dimidiata):
 

Portanto, por favor, antes de você usar um toalete público, mesmo em bares e restaurantes, lojas, em qualquer lugar mesmo, em sua casa, caso tenha feito viagem de avião recentemente, levante o assento do vaso para verificar se não há aranhas ......

Estas aranhas podem vir nas bagagens sem serem detectadas. 

Esta atitude pode salvar a sua vida! 

E, por favor, passe esta mensagem para todos que você conheça, para que tomem cuidado ao usarem vasos sanitários.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Haverá também uma NATO econômica



Manlio Dinucci

O presidente Barack Obama retomou o projeto de área de livre comércio transatlântico. Autoridades italianas, cujos principais líderes são todos dedicados em Washington responderam favoravelmente e deve promover no seio da União Europeia.
Barack Obama chega à Casa Branca o seu homólogo italiano Giorgio Napolitano, 15 de fevereiro de 2013.

 Presidência da República Italiana

O amor pelo povo italiano  ", disse o presidente Barack Obama recebe na Casa Branca, o presidente Napolitano"  o dia depois de Dia dos Namorados  . "Por que tanto amor? Povo italiano "  e congratula-se nossas tropas para casa em seu próprio território  . "
Início apreciado pelo Pentágono, que tem na Itália (de acordo com dados oficiais 2012) 1.485 edifícios, com uma área de 942.000 m2, que irá adicionar 996 em aluguel ou concessão. Eles estão distribuídos em 37 locais principais (bases e outras estruturas militares) e 22 menores. No espaço de um ano, os militares dos EUA com sede em Itália aumentou ao longo de 1500, superior a 10.000. Funcionários civis, incluindo o pessoal do Pentágono, em Itália é de cerca de 14.000 pessoas.
Estruturas militares dos EUA somam-se os da NATO, ainda sob comando dos EUA: Comando interforce como com a sua nova sede em Lago Patria (Napoli).  Ao acolher  "algumas das mais importantes estruturas militares dos EUA / NATO, a Itália tem um papel fundamental na estratégia dos EUA, que, após a guerra contra a Líbia não é apenas a Síria eo Irã, mas vai mais longe, movendo o seu centro focal para a região da Ásia / Pacífico rosto China Ascensão.
Aliados europeus a se engajar nessa estratégia, Washington deve reforçar a Aliança Atlântica, também economicamente. Daí a idéia de um "  acordo de livre comércio UE-EUA  "novamente oferecida por Obama no encontro com Napolitano. Acordo obtém o apoio incondicional do presidente italiano antes de ser escrita para ser avaliada e que as consequências para a economia italiana (especialmente para as PME e agricultura). É, diz Napolitano, de "  uma nova etapa histórica nas relações entre a Europa e os Estados Unidos, não só economicamente, mas também do ponto de vista político  . "
Olha e uma "econômico da OTAN" funcional ocidental sistema político-econômico dominado pelos Estados Unidos. E apoiado por grandes empresas multinacionais, como a poderosa étasunienne banco Goldman Sachs. O nome é uma garantia: depois de participar do esquema fraudulento subprime internacional e, assim, ajudaram a causar a crise financeira desde os Estados Unidos tem investido na Europa, o Goldman Sachs especulou sobre a crise europeia, instruindo sua principais clientes sobre como fazer com a crise e, imediatamente depois, colocar o governo na Itália (com Napolitano) o seu consultor internacional Mario Monti. O governo foi imediatamente assegurada pelo secretário do Partido Democrata, Bersani, como "  credível técnico e pesado  . " Bersani mesmo entrevistado por America24, agora diz que "  na tradição do governo de centro-esquerda de absoluta lealdade e amizade com os Estados Unidos, nós somos absolutamente positivo que se desenvolvem entre a Europa eo EUA livres mecanismos comerciais  ".
Seja qual for o resultado das eleições, a adesão da Itália à economia NATO está garantida.

R.V.