Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Destaques da Semana 786 do "Setúbal na Rede"












Caro(a) ,

Eis os destaques do "Setúbal na Rede" da semana 786

Notícias


Segunda-feira, 14 de Janeiro de 2013
Natividade Coelho, vereadora socialista na Câmara Municipal de Palmela, discorda da duplicação do tempo no exercício de funções políticas para efeitos de reforma, apoiando assim a eliminação desta lei pelo executivo de José Sócrates em 2005. Por a lei não ter efeitos retroativos, Ana Teresa Vicente, presidente da autarquia palmelense, tem direito à aposentação a partir do momento em que cesse funções na edilidade. “Os julgamentos estão a ser feitos dentro do Partido Comunista”, frisa a candidata do PS à câmara de Palmela nas próximas autárquicas.

Nota: Por erro da redação, o teor da notícia foi alterado por referir que Natividade Coelho apoia a lei que dá a reforma a Ana Teresa Vicente. Deve ler-se que Natividade Coelho concorda com a eliminação desta medida em 2005.
Esta notícia foi alterada às 14h54 de 22-01-2013


sexta-feira, 25 de Janeiro de 2013
A batata doce produzida nas freguesias da Comporta e Carvalhal, pode vir a ter certificação de origem denominada, o que traz valor acrescentado ao produto que atualmente "é vendido abaixo do preço que realmente vale" . Avelino Antunes, assessor da Associação de Agricultores do Distrito de Setúbal (AADS), afirma que "a batata doce da região tem a garantia de qualidade única devido ao micro clima em que a sua produção se insere".


sexta-feira, 25 de Janeiro de 2013
A Atlantic Ferries, empresa responsável pela travessia marítima entre Setúbal e Tróia, entende que a população vai compreender que o aumento do tarifário, em vigor desde o início do ano, deve-se a um conjunto de fatores que a empresa tem de gerir. Desde o aumento do preço dos combustíveis, passando pela ausência de qualquer comparticipação financeira por parte do Estado, ao preço de concessão que a Atlantic Ferries tem de pagar, João Madeira, administrador da empresa admite que "o ajustamento dos preços é inevitável".


quinta-feira, 24 de Janeiro de 2013
O Serviço de Voluntariado Europeu (SVE) pode ser uma "oportunidade importante para os jovens" , perante as dificuldades financeiras que se vivem actualmente. Pedro Soares, da associação Experimentáculo, considera que este tipo de projetos funciona como "alternativa" a curto e médio prazo na "aquisição de novas competências pessoais e profissionais" , além de ser "uma experiência de vida enriquecedora" . No entanto, alerta que o SVE "não é um estágio ou um emprego, nem substitui uma posição de trabalho".


quarta-feira, 23 de Janeiro de 2013
O processo de valorização das Ruínas romanas de Tróia ao encargo da Troiaresort é distinguido pela Entidade de Turismo do Alentejo como o Melhor Projeto Público em 2012, prémio que, para além de promover o reconhecimento externo do local, aumenta a responsabilidade do Troiaresort na sua promoção. João Madeira, diretor geral deste complexo turístico, explica que o trabalho executado pela equipa de arqueologia dedicada às ruínas romanas "nunca está terminado" e refere que o principal desafio passa por levar cada vez mais pessoas ao local "através da melhoria das acessibilidades e promoção do local".


quarta-feira, 23 de Janeiro de 2013
O mau tempo que se tem sentido por todo o país provocou estragos nas explorações agrícolas no distrito de Setúbal, apesar de os prejuízos ainda não terem um valor especificado. Avelino Antunes, assessor da Associação de Agricultores do Distrito de Setúbal (AADS), admite que "os principais visados são os produtores que possuem estufas".


terça-feira, 22 de Janeiro de 2013
Natividade Coelho, vereadora socialista na Câmara Municipal de Palmela, entende que a antiga medida de duplicação do tempo no exercício de funções políticas para efeitos de reforma, eliminada por lei em 2005, é hoje vista como um privilégio inadequado para a classe política. "Face à situação económica atual que o país vive, com o corte nos direitos dos trabalhadores, esta medida apenas traria descredibilização aos políticos" , afirma a socialista.


terça-feira, 22 de Janeiro de 2013
A análise da candidatura da Serra da Arrábida a Património Mundial por parte da Unesco durante este ano está dependente da emissão dum despacho do Governo, para que seja aceite pelo Comité Internacional da Unesco a um de fevereiro. Caso este prazo não seja cumprido, a oportunidade de classificar a Serra da Arrábida só surge a partir de 2018, algo que Alfredo Monteiro, presidente da Associação de Municípios da Região de Setúbal (AMRS) considera "inaceitável por todo o trabalho executado".


segunda-feira, 21 de Janeiro de 2013
Os novos desafios que as empresas têm de enfrentar devido às mudanças estruturais que a sociedade está a atravessar vão estar em evidência e em debate na quarta Conferência sobre "Investigação e Intervenção em Recursos Humanos: Os Novos Contextos da Gestão de Recursos Humanos" ( IIRH ), que vai decorrer nos próximos dias 28 e 29 na Escola Superior de Ciências Empresariais (ESCE) do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS). António Almeida, responsável pela comissão organizadora da IIRH, realça as "transformações que têm ocorrido no quadro dos recursos humanos como a emigração de quadros qualificados".


segunda-feira, 21 de Janeiro de 2013
A valência de lar de idosos da Santa Casa da Misericórdia do Torrão, em Alcácer do Sal, vai ser apoiada financeiramente em 60 mil euros pela câmara municipal, comparticipando assim os valores pagos pelos utentes em cerca de 350 euros por mês. Mário Fagulha, vice provedor da Santa Casa da Misericórdia do Torrão, critica a falta de apoio da Segurança Social para o lar de idosos e faz alusão para "o alívio financeiro que os 42 idosos vão ter com esta medida".

Crónicas de Opinião

Assento Parlamentar (CDU) - Heloísa Apolónia (Deputada do PEV eleita pelo distrito de Setúbal)
O Partido Ecologista Os Verdes tem apresentado, ao longo dos tempos, diversas iniciativas legislativas com vista ao incentivo à utilização da bicicleta como meio de transporte alternativo. Apresentámos propostas, designadamente para melhorar a segurança de circulação de velocípedes, e para criar um quadro fiscal beneficiador do uso da bicicleta. (24-01-2013 10:04)

Assento Parlamentar (CDS-PP) - António Pedro Maco (Deputado Municipal CDS/PP em Almada)
No âmbito do Projeto Alerta Escola, o Secretário de Estado da Educação e Administração Escolar João Casanova, recebeu em audiência a Juventude Popular de Almada (JP) tendo tomado nota das preocupações deixadas pelos jovens da estrutura Popular concelhia que se centraram maioritariamente nas condições e necessidades proeminentes das escolas do concelho de Almada. (24-01-2013 10:07)

Assento Parlamentar (BE) - Tiago Pinheiro (Aderente do Bloco de Esquerda no concelho do Montijo)
O deserto é epíteto de aridez vasta, de ausência de esperança. Relembra a provação do mergulho na imensidão inútil, a abundância do contrário ao que necessitamos. Relembra o valor de cada gota de água, o valor de cada fragmento do que não podemos ter. (25-01-2013 09:50)

Provedoria do Leitor - Pedro Jerónimo (Investigador do Observatório do Ciberjornalismo)
Há casos recentes e preocupantes que servem de indicador ao estado a que chegou, em parte, o jornalismo em Portugal. Não há tempo para pensar. (21-01-2013 09:57)

A Bem da Nação - Mário Contumélias (Sociólogo)
Não sou um adepto da União Europeia, tal como ela é. E não sou porque entendo que, em boa verdade, ela não existe de facto, na medida em que não respeita o modelo Social Europeu, historicamente orientado pela solidariedade social, pelo acesso universal aos cuidados de saúde,à educação e ao fornecimento público de bens e serviços. Aquilo a que se vai chamando União Europeia não configura uma Europa social, nem uma Europa dos cidadãos; é apenas uma União Monetária, ao serviço dos interesses financeiros do grande capital. (22-01-2013 10:04)

A Ver Vamos… - António Galrinho (Professor)
Em Portugal, a democracia surgiu na sequência da revolução do 25 de Abril de 1974. Houve alguma agitação nos primeiros anos, mas nada que se comparasse com carnificinas, guerras civis ou motins que caraterizaram mudanças de regime noutros países. Ou seja, a democracia instalou-se naturalmente, como se as pessoas já estivessem à sua espera. E, como é normal em democracia, os resultados das eleições foram sendo aceites sem contestações. (28-01-2013 09:42)

Crónicas de Canal

Sociedade - Vitor Algarvio (Associação de Solidariedade Social da Freguesia de Gâmbia-Pontes-Alto da Guerra)
O problema mesmo é a minha falta de vontade e de ânimo para estes dias, por me sentir bastante desanimado e desiludido com as pessoas e com os factos desta vida atual. Falando com vários colegas e outras pessoas da minha geração, parece-me que estamos todos mais ou menos nas mesmas circunstâncias, porque estamos numa fase da vida sem grandes perspetivas e sobretudo com mais carga de trabalho e menos proveitos. E isso assusta-nos pois baseámos a nossa vida duma determinada maneira e agora temos que seguir outro caminho. São os factos da vida... (23-01-2013 14:09)

Economia - Mónica Morais de Brito (Diretora executiva do Sines Tecnopolo)
Qual fénix, nós somos um povo que, como a história comprova, temos uma apetência inata para renascer das cinzas. Uma gente camaleónica com uma capacidade surpreendente de adaptação a novas situações, e com a resiliência necessária para transformarmos as ameaças em oportunidades, e ainda sermos bem-sucedidos.
(24-01-2013 09:53)

Meio Rural - Luís Carloto Marques (Licenciado em Engenharia Agro-Florestal)
Inimaginável ainda há uns tempos atrás, os metais que auxiliaram o homem na idade do ferro a sedentarizar-se e a tornar-se agricultor, são hoje objeto de cobiça no meio rural. Diria mesmo que se tratam de metais preciosos para os amigos do alheio. (21-01-2013 10:40)

Juventude - Margarida Martins (Presidente da Assembleia-geral da Associação Juvenil Odisseia)
A saúde dos filhos constitui uma das grandes preocupações da vida dos pais, já que, apesar da sua grande vitalidade, por vezes sofrem quebras no seu bem-estar. (22-01-2013 10:15)

Educação - José Carlos Sousa (Professor)
Os docentes, os portugueses, o país, tem sido vítima de uma politica nos últimos tempos que se pode apelidar de violência psicológica. Basta assistir a um qualquer serviço informativo, da televisão nacional, para nos apercebermos do que nos dizem. (24-01-2013 10:31)

Património - Mário Balseiro Dias (Historiador )
Por simpática oferta do Autor – o qual não conheço pessoalmente –, recebi o novo livro do Doutor Jorge Fonseca, de Montemor, intitulado “Setúbal. O Porto e a Comunidade Fluvial e Marítima (1550-1650)”. Trata-se de uma obra de 140 páginas, editada pelas Edições Colibri, em Outubro de 2012. (23-01-2013 09:35)

Cultura - Rui Pereira (Associação Elucid’Arte)
A educação artística é uma das áreas mais importantes do desenvolvimento das crianças. (25-01-2013 09:46)


Visite a nossa agenda e a secção de passatempos.


Sem comentários:

Enviar um comentário