Número total de visualizações de página

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Kerry e Lavrov discutem resolução da ONU sobre a Síria

O secretário de Estado americano, John Kerry (e), e o ministro das Relações Exteriores russo, Serguei Lavrov, antes de uma coletiva de imprensa em Genebra.

O secretário de Estado americano, John Kerry, indicou nesta sexta-feira ter conversado com o seu colega russo Sergei Lavrov sobre uma resolução do Conselho de Segurança da ONU sobre o desarmamento químico na Síria.
Os dois diplomatas permanecem em contato diário sobre a crise síria e em 14 de setembro chegaram a um acordo em Genebra sobre a destruição do arsenal de armas químicas do regime de Damasco.
Durante uma "longa conversa" telefônica, discutiram sobre a "cooperação, não só para adotar as regras da OPAQ (Organização para a Proibição de Armas Químicas), mas também para alcançar uma resolução forte e firme no âmbito das Nações Unidas", relatou Kerry a repórteres, ao receber no Departamento de Estado o seu colega holandês, Frans Timmermans.
Timmermans disse por sua vez que a Holanda e os Estados Unidos estão "alinhados" para buscar "uma resolução final para garantir que (o presidente sírio, Bashar al-) Assad cumpra sua promessa de" destruir suas armas químicas.
Kerry pediu na quinta-feira ao Conselho de Segurança da ONU para votar "na próxima semana" uma possível resolução sobre a destruição do arsenal químico sírio.
A Rússia, aliada de Damasco, se opõe a qualquer referência a um possível uso da força neste texto.
A OPAQ informou nesta sexta em Haia que a Síria entregou uma primeira lista de armas químicas.

J. L.

Sem comentários:

Enviar um comentário