Número total de visualizações de páginas

domingo, 17 de março de 2013

Ex-porta-voz de Guterres no Parlamento italiano


Os deputados italianos elegeram, no sábado, um antigo procurador anti-máfia e uma especialista em direitos humanos, ex-porta-voz de António Guterres nas Nações Unidas, para presidir às câmaras baixa e alta do novo parlamento.
A deputada da coligação de centro-esquerda Laura Boldrini foi eleita presidente da Câmara dos Deputados em Itália (câmara baixa do parlamento) com uma maioria absoluta de 327 votos (a maioria necessária era de 310 votos).

Boldrini, de 52 anos, apresentou-se às eleições pelo partido ‘Esquerda, Ecologia e Liberdade’, liderado por Nichi Vendola, que se associou ao Partido Democrático (PD), de Pier Luigi Bersani.

A eleição da antiga jornalista e porta-voz do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (1998 e 2012), agência da ONU liderada pelo antigo primeiro-ministro português, António Guterres, foi recebida com uma ovação por quase todos os deputados, à excepção dos representantes do Povo da Liberdade, de Silvio Berlusconi, precisa a AFP.

Já Pietro Grasso, uma das figuras mais importantes do país na luta contra a máfia e também membro da coligação de centro-esquerda, foi eleito presidente do Senado italiano (câmara alta do parlamento), batendo o candidato de centro-direita, Renato Schiffani.

O antigo procurador, que concorreu pelo Partido Democrata (PD), principal formação da coligação de centro-esquerda, conseguiu 137 votos contra 117 de Schiffani.

Nos seus discursos de tomada de posse, tanto Boldrini como Grasso sublinharam os custos sociais dramáticos da crise económica italiana.

"Esta câmara vai ter de ouvir o sofrimento social de toda uma geração", disse Laura Boldrini, a terceira mulher a presidir à Câmara dos Deputados, depois de Nilde Iotti (1979-1992) e Irene Pivetti (1994-1996).

"Este país precisa de respostas rápidas e eficientes para a crise social, económica e política que atravessa", afirmou, por sua vez, Pietro Grasso.

N.M.


Sem comentários:

Enviar um comentário