Número total de visualizações de páginas

domingo, 17 de março de 2013

Turista vítima de violação colectiva na Índia


Uma turista suíça foi violada por um grupo de homens no centro rural da Índia, informou este sábado a polícia local, que já terá detido sete suspeitos. Os media indianos dizem que os atacantes empunhavam paus.
A turista suíça estava a realizar um roteiro de bicicleta com o marido no estado de Madhya Pradesh quando sete a oito homens atacaram o casal na sexta-feira à noite, violando a mulher e roubando o casal, acrescentou a polícia.

Os atacantes "amarraram o homem e violaram a mulher na sua presença", disse o agente Afzal da polícia local à AFP, acrescentando que roubaram 10.000 rupias (140 euros) e um telemóvel à mulher.
Fonte da embaixada suíça disse entretanto à EFE que a polícia já deteve sete pessoas por suspeita da violação da turista.

O casal dirigia-se para o destino turístico de Agra, onde se encontra o icónico Taj Mahal, no norte da Índia, e decidiu acampar na aldeia de Jhadia para passar a noite.

A mulher, de 40 anos, deu entretanto entrada no hospital da cidade de Gwalior, a 342 quilómetros da capital do estado, Bhopal, disse o agente Dhodee, da polícia local. Hoje, a vítima estava consciente e a prestar declarações às autoridades, acrescentou a polícia.

A mulher disse que tanto ela como o marido são suíços, mas a polícia ainda não confirmou a informação.

Dhodee disse à AFP que a polícia ainda está a investigar o caso, mas afirmou que já foi "registado um caso de violação contra sete pessoas não identificadas".

A segurança das mulheres e das meninas na Índia, que tem 1,2 mil milhões de habitantes, é motivo de preocupação, não só devido às violações, mas também à violência doméstica, que mata milhares de pessoas todos os anos, segundo activistas dos direitos humanos.

A atenção do mundo sobre a questão intensificou-se depois da morte de uma jovem de 23 anos vítima de violação colectiva num autocarro em Nova Deli.

A jovem foi violada a 16 de Dezembro do ano passado, quando viajava num autocarro na cidade de Nova Deli, e acabou por sucumbir aos ferimentos 13 dias depois num hospital de Singapura, num caso que chocou o país e o mundo.

Desde então, e devido ao debate que o caso suscitou, o governo indiano aprovou penas mais duras para violadores, incluindo a pena de morte caso a vítima morra ou fique em estado vegetativo.

N.M.


Sem comentários:

Enviar um comentário