A atividade política
mesmo agindo no imaginário não dá conta de preencher o amplo universo da alma
humana.
O aparato da religião ilustra o peso ordenador das demais instancias simbólicas na vida da sociedade.
Disputas de falanges no
interior dessas corporações, como as que cercaram a renúncia de Bento XVI, não
miram apenas a redivisão interna do poder.
Nem esgotam suas repercussões nos limites formais da fé.
O que se disputa hoje na Santa Sé extrapola os 44 hectares da Cidade do Vaticano.
O canibalismo em torno do 'Banco de Deus' ilumina um dos pontos de intersecção da fronteira divina com o inferno material.
Nem esgotam suas repercussões nos limites formais da fé.
O que se disputa hoje na Santa Sé extrapola os 44 hectares da Cidade do Vaticano.
O canibalismo em torno do 'Banco de Deus' ilumina um dos pontos de intersecção da fronteira divina com o inferno material.
Está longe de ser o único.
Prelazias como a Opus
Dei mostram desembaraço em outras sinergias também.
Sua rede de instituições educacionais se especializa na formação de quadros que possam irradiar os interesses gêmeos da fé e do dinheiro na vida mundana.
A formatação de executivos encontra-se entre as prioridades.
Estima-se que 600 colégios e 17 escolas de administração e negócios estão conectados à Opus Dei em todo o mundo.
Sua rede de instituições educacionais se especializa na formação de quadros que possam irradiar os interesses gêmeos da fé e do dinheiro na vida mundana.
A formatação de executivos encontra-se entre as prioridades.
Estima-se que 600 colégios e 17 escolas de administração e negócios estão conectados à Opus Dei em todo o mundo.
Bebem sua água benta
também a Universidade de Navarra, na Espanha e a Pontificia Universidade della
Santa Croce, em Roma.
Ali são formados
quadros espirituais da Opus Dei para a tarefa difusora de valores nas áreas da
teologia, direito canônico, filosofia, comuniação social e institucional.
As identidades entre a prelazia fundada em 1928 por Josemaría Escrivá (a imagem acima é dele) e o conservadorismo político e empresarial remetem aos laços estreitos do mestre com o franquismo.
As identidades entre a prelazia fundada em 1928 por Josemaría Escrivá (a imagem acima é dele) e o conservadorismo político e empresarial remetem aos laços estreitos do mestre com o franquismo.
Juntos, a cruz e a
baioneta esgoelaram a voz e o espírito espanhol por 37 anos.
Mas não só. Morto em 1975, o ideólogo persistou na faina: foi canonizado em tempo recorde para os padrões católicos.
Mas não só. Morto em 1975, o ideólogo persistou na faina: foi canonizado em tempo recorde para os padrões católicos.
Em 2002, diante de mais
de 80 mil seguidores de todo o mundo, João Paulo II, de quem o Bento XVI foi o
braço direito, anunciou a santificação:
"Em honra da muito Santa Trindade, para a exaltação da fé católica e promoção da vida cristã, com a autoridade de nosso senhor Jesus Cristo, dos santos apóstolos Pedro e Paulo e a nossa, depois de ter reflectido longamente, invocado muitas vezes a assistência divina e ter escutado os conselhos de muitos dos nossos irmãos sacerdotes, nós declaramos e definimos como santo o bem aventurado Josémaria Escrivá de Balaguer e inscrevemo-lo no álbum dos santos”, informou o Sumo Pontífice.
Não foi um ponto fora da curva destes tempos de fé e costumes estritamente vigiados por Ratzingers e Bergonzines - o bispo do panfleto contra Dilma, em 2010.
Em junho do ano passado, uma estátua em bronze do santo Escrivá foi inaugurada na Catedral da Sé, em São Paulo.
"Em honra da muito Santa Trindade, para a exaltação da fé católica e promoção da vida cristã, com a autoridade de nosso senhor Jesus Cristo, dos santos apóstolos Pedro e Paulo e a nossa, depois de ter reflectido longamente, invocado muitas vezes a assistência divina e ter escutado os conselhos de muitos dos nossos irmãos sacerdotes, nós declaramos e definimos como santo o bem aventurado Josémaria Escrivá de Balaguer e inscrevemo-lo no álbum dos santos”, informou o Sumo Pontífice.
Não foi um ponto fora da curva destes tempos de fé e costumes estritamente vigiados por Ratzingers e Bergonzines - o bispo do panfleto contra Dilma, em 2010.
Em junho do ano passado, uma estátua em bronze do santo Escrivá foi inaugurada na Catedral da Sé, em São Paulo.
A Catedral
metropolitana, cujas escadarias no passado serviram de abrigo a manifestações
contra a ditadura e em cujo interior se denunciou o assassinato de Vladimir
Herzog, em 1975, agora tem um altar em honra da Opus Dei.
O episódio diz muito sobre o efeito regressivo dos últimos dois papados no universo do catolicismo brasileiro.
O episódio diz muito sobre o efeito regressivo dos últimos dois papados no universo do catolicismo brasileiro.
Na missa solene, com
igreja lotada, em honra a 'São Josemaria Escrivá', foi lida a mensagem elogiosa
de D. Odilo Scherer.
O cardeal de São Paulo
recordou a passagem de Escrivá pelo país, nos tempos bicudos de 1974. Nenhuma
menção aos tempos bicudos.
Coube à maior autoridade da Opus Dei no Brasil, demarcar o significado prático da presença simbólica de 'São Josemaría' na Catedral da Sé:
“É um forte apelo a todos os católicos: a sua mensagem era exatamente a santificação das estruturas civis da sociedade', sentenciou o monsenhor que atende pelo nome de Vicente Ancona (*nome retificado em 20/02, às 0hs30).
Na 'santificação' das estruturas civis da sociedade' opera a rede de formação educacional que a extrema direita católica mantém mundo afora.
O Iese Business School, vinculado à Universidade de Navarra e à Opus Dei, faz esse link catequizador com o estratégico mundo empresarial.
Coube à maior autoridade da Opus Dei no Brasil, demarcar o significado prático da presença simbólica de 'São Josemaría' na Catedral da Sé:
“É um forte apelo a todos os católicos: a sua mensagem era exatamente a santificação das estruturas civis da sociedade', sentenciou o monsenhor que atende pelo nome de Vicente Ancona (*nome retificado em 20/02, às 0hs30).
Na 'santificação' das estruturas civis da sociedade' opera a rede de formação educacional que a extrema direita católica mantém mundo afora.
O Iese Business School, vinculado à Universidade de Navarra e à Opus Dei, faz esse link catequizador com o estratégico mundo empresarial.
É considerado uma das
principais escolas de administração e formação e quadros do mundo.
Forma executivos para os negócios. Mas também lideranças associadas aos valores da ' santificação das estruturas civis da sociedade'.
Forma executivos para os negócios. Mas também lideranças associadas aos valores da ' santificação das estruturas civis da sociedade'.
A cepa anticomunista da
Opus, sua esférica condenação à liberdade dos costumes, sinaliza o sentido
dessa formação complementar.
No Brasil, o Iese atua
desde 1996 através da escola de administração ISE, uma parceria desenvolvida
com o mesmo "DNA" da matriz espanhola.
Na direção figuram nomes como o do jurista Ives Gandra Martins, reconhecido e assumido por suas ligações com a Opus Dei brasileira.
Na direção figuram nomes como o do jurista Ives Gandra Martins, reconhecido e assumido por suas ligações com a Opus Dei brasileira.
O responsável pelo
curso de Ética da escola, Cesar Furtado de Carvalho Bullara, é mestre e doutor
em filosofia pela Pontificia Università della Santa Croce – a usina de
formulação e difusão da Opus Dei.
Vai bem, obrigado o
braço brasileiro.
No ano passado, segundo
o insuspeito jornal Valor Econômico, São Paulo foi escolhida para ser a
primeira cidade fora da Espanha a receber o programa de MBA Executivo do Iese.
Além disso, o Iese quer
chegar a 500 alunos em cursos de longa duração no Brasil (hoje são 300) . E
aumentar o número de profissionais que recebem aulas "in company" de
600 para mil.
A partir de 2015, o
Iese pretende trazer para São Paulo três programas já testados pela Opus Dei em
outros países.
Sugestivamente, um
deles versará sobre alta gestão para a área de mídia e entretenimento.
Ou seja, formação de quadros para orientar e dirigir o estratégico aparato de comunicação e produção cultural, hoje monopolizado por grupos que lideram a agenda conservadora brasileira.
Ou seja, formação de quadros para orientar e dirigir o estratégico aparato de comunicação e produção cultural, hoje monopolizado por grupos que lideram a agenda conservadora brasileira.
Os apóstolos de São
Escrivá não bricam em serviço.
Diante da exaustão
conservadora estampada na desordem neoliberal, intensificam a formação de
quadros de qualidade. Para setores estratégicos: a esfera do dinheiro; a
difusão das notícias; a cultura e o entretenimento.
Sua estratégia para os
dias que rugem é intensificar a receita apregoada por Ratzinger: conquistar
poucos e bons; com eles, capturar a alma da sociedade.
Só há um antídoto à ofensiva: ampliar o espaço público da liberdade cultural, da comunicação e da democracia no país.
Só há um antídoto à ofensiva: ampliar o espaço público da liberdade cultural, da comunicação e da democracia no país.
Isso se faz com
políticas de Estado, que assegurem a diversidade indispensável à criatividade
do espírito e à livre formação do discernimento social.
Se não contarmos as nossas próprias histórias, quem o fará por nós?
Eles.
Se não contarmos as nossas próprias histórias, quem o fará por nós?
Eles.
A.
G.
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