Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Pelo Twitter, sósia de Hugo Chavez diz que voltou a Venezuela



O presidente bolivariano, dado como morto por Ricardo Noblat, Merval Pereira e pelo rola-bosta Reinaldo Azevedo, voltou para Caracas, de acordo com matéria publicada pelo UOL, portal dos homens bons. Na semana passada, o rola-bosta insinuou que as fotos divulgadas sobre a recuperação de Chavez eram montagem e uma farsa. Agora, só falta eles falarem que esse não é o verdadeiro presidente e sim um sósia para enganar o mundo.
Em seu perfil no Twitter, Chavez confirmou o retorno à Venezuela
O presidente da Venezuela, Hugo Chavez, 58, retornou na madrugada de segunda-feira, dia 18, a seu país, procedente de Havana, mais de dois meses depois de ter viajado a Cuba para se submeter à quarta operação para o tratamento de um câncer diagnosticado em 2011. O mandatário se encontra no hospital militar de Caracas.
“Chegamos de novo à Pátria venezuelana. Obrigado Deus meu! Obrigado povo amado! Aqui continuaremos o tratamento”, disse o presidente em seu perfil no Twitter, em sua primeira mensagem desde o dia 1º de novembro do ano passado.
“Continuo agarrado a Cristo e confiante em meus médicos e enfermeiras. Até a vitória sempre! Viveremos e venceremos!!”, acrescentou. “Obrigado a Fidel, a Raul e a toda Cuba! Obrigado à Venezuela por tanto amor!”, escreveu em seguida em alusão ao líder cubano, Fidel Castro, e ao presidente desse país, Raul Castro.
O ministro de Ciência e Tecnologia, Jorge Arreaza, também disse no Twitter que “o presidente já se encontra em seu quarto no Hospital Militar Dr. Carlos Arvelo em Caracas, disposto a seguir com seus tratamentos”.
Também na rede social, vários membros do governo informaram da chegada do presidente, que segundo o canal Telesur aconteceu por volta das 2h30 (horário local, 5h de Brasília).
Comemorações
O retorno de Chavez promete definir o status da presidência do país. A expectativa é de que Chavez, que está desde 1999 no poder, formalize nos próximos dias o início de seu segundo mandato, postergado de maneira indefinida pela Justiça até a sua volta de Cuba.
Sua volta surpreendeu o país e foi comemorada por seus correligionários. No canal estatal, o ministro da Comunicação, Ernesto Villegas, comemorou a volta do presidente. “Voltou, voltou e voltou. Esse é outro 13 de abril”, disse Villegas, em referência ao regresso de Chavez à Presidência depois do fracassado golpe de Estado de 2002.
“A batalha continua”, disse o vice-presidente, Nicolas Maduro, por telefone ao canal de TV estatal. “Estamos muito felizes. O principal agora é redobrar o ritmo para ir unificando nossa economia, essa é uma homenagem ao nosso comandante nessa batalha exemplar que ele está travando pela vida”, disse Maduro.
Primeiras fotos
O governo venezuelano divulgou na sexta-feira, dia 15, as primeiras imagens de Chavez após 69 dias de convalescença, nas quais aparecia sorridente no hospital ao lado das duas filhas mais velhas e lendo o jornal cubano Granma.
Durante mais de dois meses, o presidente não foi visto ou ouvido, enquanto o governo venezuelano divulgava boletins curtos sobre seu estado de saúde, sem nunca antecipar uma data de retorno.
O governo destacou que Chavez respirava por uma cânula traqueal que dificultava temporariamente a fala, por apresentar “certo grau” de insuficiência respiratória.
Reeleito
Chavez foi reeleito em 7 de outubro de 2012 para um terceiro mandato de seis anos. Apesar de não ter tomado posse em 10 de janeiro como estava previsto, o Tribunal Supremo autorizou Chavez a fazê-lo mais adiante, quando estivesse em condições, e que seu governo do mandato 2007-2012 prosseguisse no poder. Ainda não foi possível determinar se Chavez fará o juramento de posse em breve.
O presidente anunciou em 8 de dezembro o retorno do câncer, que foi detectado em meados de 2011, e designou pela primeira vez um sucessor, seu vice-presidente Nicolas Maduro.
Maduro seria o candidato governista nas eleições que seriam organizadas caso Chavez ficasse “inabilitado” para governar.
A natureza e a gravidade do câncer de Chavez nunca foram reveladas. O presidente venezuelano foi submetido a quatro cirurgias, sessões de quimioterapia e radioterapia, em tratamentos realizados quase exclusivamente em Cuba, onde goza de privacidade absoluta, acompanhado de seu aliado e amigo, o líder cubano Fidel Castro.
A.     G.

Sem comentários:

Enviar um comentário