1 - Participação do Sr. Laurent Fabius Conselho dos Negócios
Estrangeiros (Bruxelas, 18 de Fevereiro de 2013)
Laurent Fabius, o ministro dos
Negócios Estrangeiros, vai representar a França nos próximos Assuntos
Estrangeiros do Conselho da União Europeia, a ser realizada em 18 de Fevereiro,
em Bruxelas, sob a presidência da Alta Representante para os Negócios Estrangeiros
ea Política de Segurança, a Sra. Catherine Ashton.
Ser adoptadas conclusões sobre
a situação no Mali, após a reunião do grupo de apoio convocada em 05 de
fevereiro por Ashton em Bruxelas. Os ministros vão na mobilização da União
Europeia, se o lançamento do treinamento de operação Europeia e consultoria
("EUTM Mali") ou a retomada da ajuda ao país.
Ministros terão de adoptar
conclusões sobre a vizinhança meridional da UE. Eles vão
discutir as propostas do Representante Especial do Secretário-Geral da ONU e da
Liga Árabe para a Síria, Lakhdar Brahimi Sr., eo presidente da Coligação
Nacional Sírio, o Sr. Moaz Al-Khatib, em favor de um diálogo condicional com o
regime sírio. O
Conselho também vai abordar a questão do levantamento do embargo de armas.
O relançamento do processo de
paz no Oriente Médio também estará na ordem do dia, no contexto de uma visita à
Europa, a secretária de Estado dos EUA, John Kerry eo presidente Barack Obama
na região. Os
ministros também vão discutir a situação no Iraque, que está enfrentando
crescentes tensões internas e assistência que a União Europeia pode trazer.
Ministros vai aprovar
conclusões também sobre a Parceria Oriental, no âmbito da reunião ministerial
de 22 de Julho de 2013 e da Cimeira da Parceria Oriental, que a presidência da
Lituânia futuro planejou em Vilnius, em 28-29 de Novembro de 2013.
Conclusões e sanções autónomas
serão adotadas contra a Coreia do Norte depois do teste nuclear terceiro pelo
regime norte-coreano.
2 -
Síria
Q - Você mencionou na declaração do
Conselho dos Negócios Estrangeiros de 18 de Fevereiro "propostas do
Representante Especial do Secretário da Liga Árabe". Quais as propostas que você quer dizer?
R - Nós referir às discussões
que tiveram lugar entre Lakhdar Brahimi e os membros do Conselho de Segurança
em Nova York, onde relatou todos os seus contatos, incluindo sírios, russos e
americanos, e o estado de seus pensamentos sobre a crise síria. Houve também,
é claro, o recente anúncio do Presidente da Coalizão Nacional Sírio. Segunda-feira
O objetivo é fazer um balanço de tudo.
Q - Brahimi retornou a Genebra?
R - O início de sua reflexão,
ele disse publicamente, o documento de Genebra em junho passado, e como
acomodá-lo. Este
é o último mês que o Sr. Brahimi compareceu perante o Conselho de Segurança. Desde
então, o Sr. Moaz Al-Khatib propôs um diálogo condicional.O desafio hoje é como
formular uma solução política para esta análise básica Lakhdar Brahimi e as
propostas apresentadas pelo presidente da Coalizão Nacional Sírio.
Lembro-me, neste contexto, que
apoiar os esforços dos Lakhdar Brahimi e da proposta feita pelo Sr. Moaz
Al-Khatib - a proposta e as condições que existem.
Q - Para Genebra II-lo parecido com o
formato de Genebra I? Seria
o mesmo país? Com o
Irã?
R - Isso é menos de um
problema em um fundo de formato. Há necessidade de formular uma solução
política para a crise.
Quanto à participação do Irã,
que já manifestaram. Nós
dissemos que o país era bem-vindo a participar nos esforços de paz da
comunidade internacional desde que demonstra a sua boa-fé em uma série de
temas: o seu programa nuclear, a situação dos direitos humanos seu papel na
Síria, etc.
Q - O que é o "diálogo
condicional"?
R - Esta é primeiras condições
fez o Sr. Al-Khatib si mesmo, incluindo a libertação de prisioneiros. Ainda
estamos aguardando a resposta do regime sírio.
Este diálogo proposta é
essencial e um ponto de viragem. Saudamos e, como tal, fortemente apoiada,
acrescentando que quando se trata de diálogo, precisamos também definir quem
você está falando.
Para nós, repito, Bashar
al-Assad não é susceptível de ser parte da solução para a crise. Eu
entendo que é igualmente impensável para coligação nacional sírio e parceiros
mais internacionais da coalizão que o diálogo pode ser realizada com aqueles
que têm sangue em suas mãos, aqueles que são culpados de crimes de guerra ou
crimes contra a humanidade.
Q - De acordo com estas condições, o
que possível interlocutores?
R - Não inverta os papéis. Isto irá
estabelecer o diálogo entre os sírios sírios coalizão nacional e aqueles que
identificou como seus parceiros. É a definir. Trabalhamos
para apoiar, para facilitar as coisas necessárias, mas certamente não para nos
substituir os sírios.
Q - Será que ele vai emitir de embargo
de armas ao Conselho dos Negócios Estrangeiros em Bruxelas?
R - Sim, parece na íntegra a
declaração que acabei de fazer. Saímos de um sistema que foi parado mais
de um ano a um sistema manipulado por três meses. Chegamos
ao fim e, portanto, é necessário que os ministros de tomar uma decisão. Ressalto
que não se trata do embargo. Isto aplica-se todo o mecanismo de sanções
estabelecido pela União Europeia. Há uma série de opções que tenham sido
solicitados serviços de Ashton e estão sujeitas ao critério dos
Estados-Membros.
Q - Podemos saber?
A - Não, porque eles ainda
estão em discussão. Imaginamos
ainda com bastante facilidade. Existem duas opções extremas que são
completos de elevação ou manutenção do actual regime. Três
outros representam um gradiente entre essas duas extremidades.Devemos ter em
mente as implicações da decisão a tomar, incluindo o diálogo político. Isto é o
que tinha sido dito pelo presidente no início deste mês.
Quanto ao mérito, esta é uma
pergunta que é feita. Ela
é claramente a Coalizão Nacional Sírio. Esta é uma questão que é difícil e não tem
uma resposta óbvia. Há
argumentos em uma direção e, na outra, inclusive à luz do anterior líbio se
onde estaria essas armas. Deve
ser muito fortes garantias sobre seu destino.
Q - Quais são as trocas entre a França
ea Turquia sobre esta questão?
R - Nós começamos a partir da
análise com os turcos muito perto a situação na Síria e também tem implicações
para toda a região. Esta
não é apenas uma forte proximidade política, mas também é uma forte
solidariedade. Eu
estou pensando sobre o que tinha acontecido para a fronteira turca, quando
houve bombardeio da Síria.
3 - Hezbollah
Q - Vai falar faz um devido ao
Hezbollah na lista de organizações terroristas?
R - O ponto não está incluído
na ordem do dia. É
possível, no entanto, é mencionado, se um desejo de delegação.
Em relação à posição francesa,
nossa posição permanece inalterada. Ele consiste primeiro em uma frase muito
firme e clara de qualquer forma de terrorismo. Os
perpetradores devem ser processados, julgados e condenados.
Em seguida, os ataques de
Bourgas, em particular, deve ver evidências de que as autoridades búlgaras pode
fazer para o resultado de sua investigação. Por agora, estamos, eu cito a memória
ministro búlgaro do Interior como "suposições suportados."
É o exame de tais provas que
comprometem uma discussão sobre os 27 Estados-Membros da União Europeia, com várias
opções, incluindo uma possível decisão de incluir o Hezbollah na luta
antiterrorista. Nós
tendemos a fazer as coisas bem simples, não está registrado ou não registrado,
mas é mais complexo do que isso. Muito vai depender do que as autoridades
búlgaras são susceptíveis de ser.
4 - Mali
Q - Há histórias mais e mais, rumores
sobre as atrocidades cometidas pelo exército maliano ou mesmo civis. Eu queria saber se você tiver quaisquer confirmações. Sem risco não há de ser acusado de cumplicidade?
A - Nós não temos nenhuma
confirmação da orientação fornecida por várias ONGs e da imprensa. Isto não
é surpreendente em si mesmo: é o momento da rescisão, e é o papel das ONGs, eo
tempo da pesquisa, por definição mais. Lembro-me que estamos em contato muito
próximo com as ONG. Reunimo-nos
aqui em Paris e nossa Embaixada também vê regularmente Bamako.
Nós não podemos ser acusados de subestimar o problema, cumplicidade
muito menos. Estamos
bem cientes do risco, se essa reação por abusos cometidos por grupos
terroristas durante meses e meses. Esta não é uma forma de dizer que iria
entender, justificado, a fortiori, cobrimos. Claro que não.
Como estamos bem cientes dos
riscos, e por muito tempo, temos sido muito cuidadosos cedo, e em todos os
níveis:
- Nações Unidas primeiro. Quando
você lê a resolução 2085 do Conselho de Segurança adoptada em Dezembro, inclui
disposições para tentar remediar ou impedir. É do meu conhecimento a primeira vez na
história das resoluções do Conselho de Segurança. Não só
essas disposições foram introduzidas a pedido da França, mas pedimos que o
envio de observadores da ONU ser acelerado e amplificado;
- Nós também apoiar o recurso
ao Tribunal Penal Internacional, cujo mandato vai de janeiro de 2012 para os
crimes mais graves e que são qualificados por crimes de guerra ou crimes contra
a humanidade;
- Nós também estão ocorrendo
no âmbito da União Europeia para a EUTM incluem um treinamento de componentes
maliense forças armadas em direitos humanos, direito de guerra, a lei de
conflito armado, a protecção das populações civil, etc. Precursores
do destacamento foi enviado sob o comando do general Lecointre atrás formadores
sobre esses assuntos;
- Nós finalmente chamado para
a vigilância, e repetidamente, e muito claro, as autoridades do Mali próprios. Nossas
forças foram instruídos para chamar a atenção das autoridades do Mali, por isso
esta é a primeira responsabilidade, qualquer evidência que obtenham nesta área.
Não haverá impunidade. Há apoio
internacional para as autoridades do Mali e do processo difícil, mas necessária
de reconciliação nacional.
Q - Mali lançou uma série de mandados
de detenção contra líderes de Ansar Dine e traficantes de drogas. França está disposta a cooperar com a justiça do Mali?
R - Não se esqueça que antes
de tudo estamos a lidar com grupos terroristas que cometeram abusos repetidos
por mês cerca de dois terços do território do Mali. Como
tal, eles são punidos de uma forma ou de outra, de acordo com a sua
qualificação jurídica será aplicado.
Q - O problema pode surgir para o MNLA. França considera que os membros do MNLA são terroristas e
poderia acessar as exigências da justiça Mali?
A - O problema não é quem diz,
mas os crimes que cometeram. Estes termos só podem se referir a
pessoas, e não organizações como tal.
5 -
Turquia
Q - Eu gostaria de saber se há uma
mudança na atitude da França sobre a adesão da Turquia à União Europeia e à
abertura de novos capítulos de negociação.
R - À margem da conferência
realizada na Líbia em 12 de fevereiro em Paris, o ministro das Relações
Exteriores, de fato, confirmou o seu homólogo turco Davutoglu, a França era a
favor de discussões de abertura entre a UE ea Turquia sobre um dos capítulos de
negociação 35, capítulo 22, que incide sobre a política regional.
Você tem que colocar esta
decisão no contexto mais amplo das relações entre França e Turquia. Acreditamos
- este foi particularmente enfatizado pelo presidente da República e do Ministro
dos Negócios Estrangeiros - que essas relações não estão atualmente no nível
que merece ser. Falamos
sobre o impulso. Queremos
dizer o contrário, restaurar as relações fortes e vibrantes, de acordo com a
importância estratégica ambos os países atribuem um ao outro. Acho que
posso dizer que é um compromisso comum, a julgar pelas reações das autoridades
turcas.
Capítulo 22 Por quê? Este é
um capítulo muito importante, pois lida com a questão crucial da ajuda que a
União Europeia pode trazer para as áreas que são menos desenvolvidos. Por este
capítulo, e não os outros 4 bloqueado desde 2007? Destes
quatro, e isso se aplica a todos os países candidatos, há dois que são
sistematicamente abordadas no final de negociação dessas instituições e acordos
financeiros. Dos
restantes dois, há primeiro um capítulo sobre a política económica e monetária. Acreditamos
que este não é o momento certo para abrir enquanto a União Europeia em um
esforço para consolidar a união económica e monetária, após a grave crise dos
déficits e dívidas. Finalmente,
há o capítulo sobre agricultura, mas é bloqueado por todos os Estados-Membros
no âmbito do Protocolo de Ancara, devido à recusa da Turquia a Chipre no acordo
aduaneiro.
O objetivo fundamental da
França é ser um parceiro de boa-fé da Turquia nas negociações. Esta
proposta parece bem recebido pela Turquia, e estamos muito satisfeitos. A
decisão está agora nas mãos dos Estados-Membros da União Europeia, uma vez que
as negociações de adesão, por definição, não é uma negociação bilateral entre a
França ea Turquia. Vamos
ver o que a reação dos nossos parceiros europeus na presente proposta. A
Presidência irlandesa já anunciou que esperava para abrir a discussão sobre
este capítulo para este semestre.
Esperamos atos Turquia da
mesma natureza em troca. De
fato, há uma série de capítulos que são bloqueados por ele. Acho
incluindo tudo sobre assuntos sociais, os concursos públicos, a concorrência,
as questões de migração, em particular a assinatura do acordo de readmissão,
amplamente capítulos bloqueado sob o Protocolo de Ancara.
Q - Existe uma data específica para a
visita de François Hollande na Turquia?
R - Um convite foi feito ao
presidente da República. Na
verdade, ele tem a intenção de homenagear, mas não há data definida ainda.Você
deverá contactar os serviços do Eliseu.
Q - Existe uma ligação entre a visita
do Sr. Davutoglu e prende o PKK na França?
R - Nós com as autoridades
turcas muito próximo relações na luta contra o terrorismo. Não há
uma relação direta entre a visita do Sr. Davutoglu, que participou de uma
conferência internacional sobre segurança na Líbia, e as prisões que você
menciona. A luta
contra as redes terroristas, sejam eles quais forem, é uma luta em todos os
momentos. Baseia-se
a realização de investigações, a ação da polícia e informações que nos chegam
de que essas operações são desencadeadas não, com base na agenda diplomática.
6 -
Sara Ocidental
Q - O Sr. Christopher Ross, enviado
pessoal do Secretário-Geral das Nações Unidas para o Sara Ocidental, acaba de
concluir uma turnê.Qual foi a mensagem que foi passada na França?
R - A posição da França é
constante sobre este tema.
O primeiro ponto é que nós
apoiamos, e isso por um tempo muito longo, a solução deve ser justa, duradoura
e mutuamente acordado sob os auspícios das Nações Unidas e em conformidade com
as resoluções do Conselho de Segurança. Em segundo lugar, a França apoia os
esforços de Christopher Ross para novas negociações entre as partes. Finalmente,
a França apoiou o plano de autonomia marroquina como foi apresentado em 2007,
que é a base séria e credível para uma solução negociada. /.
P. F.
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