Número total de visualizações de páginas

domingo, 10 de fevereiro de 2013

China supera EUA como maior pólo comercial do Mundo


Em 2012, a China tornou-se no maior pólo comercial do Mundo, com o peso da sua balança comercial a ultrapassar o dos Estados Unidos, segundo os mais recentes dados oficiais dos dois países.
O Departamento de Comércio norte-americano revelou sexta-feira que a balança comercial do país, a soma de importações e exportações, totalizou 3,82 biliões de dólares (2,86 biliões de euros), poucas semanas depois de as alfândegas chinesas terem anunciado uma subida da sua balança para 3,87 biliões de dólares (2,9 biliões de euros).

Enquanto a balança comercial chinesa é excedentária em 231,1 mil milhões de dólares, a norte-americana é deficitária em 727,9 mil milhões de dólares.

A China era o maior exportador mundial desde 2009, com os Estados Unidos a reterem o "título" de maior mercado importador.

Para o economista Jim O´Neill, da Goldman Sachs, a emergência da China entre os principais blocos comerciais dá-lhe uma influência crescente, tornando-se mesmo no principal parceiro comercial de países como a Alemanha ou o Brasil.

"Para muitos países em todo o mundo, a China está rapidamente a tornar-se no mais importante parceiro de comércio bilateral. (...) A este ritmo, no final da década muitos países europeus vão estar a fazer mais trocas individuais com a China do que com parceiros bilaterais europeus", disse à agência Bloomberg.

Segundo dados divulgados na semana passada pelas autoridades chinesas, as exportações aumentaram 25% em Janeiro, face ao período homólogo, enquanto as importações subiram 28,8%.

Ainda assim, a economia norte-americana continua a ter uma dimensão muito superior à chinesa, mais do dobro (15 biliões de dólares face a 7,3 biliões).

O crescimento económico chinês tem sido mais forte, atingindo uma média de 9,9% entre 1978 e 2012.

N. M.

Sem comentários:

Enviar um comentário