Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Papa Bento XVI resigna








Este é um momento histórico para a Igreja Católica. É o primeiro Papa a resignar em 700 anos.

O Papa Bento XVI vai resignar. O Papa fez esta manhã o anúncio em latim, durante a oração do Consistório para o canonização dos mártires Otranto, no Vaticano.

«O Papa anunciou que vai renunciar ao seu magistério às 20:00 locais (19:00 horas em Lisboa) do dia 28 de fevereiro. Nessa altura vai começar o período de escolha («sede vacante»), precisou o padre Frederico Lombardi, num anúncio sem precedentes na História da Igreja Católica.

A saída do Sumo Pontífice está marcada para dia 28 de fevereiro, noticia a agência italiana Ansa. A informação já foi confirmada pelo porta-voz do Vaticano.

De acordo com a agência Reuters, o Papa disse que, devido à idade, as suas forças já não são adequadas para continuar no cargo. Bento XVI disse que abandona o cargo em plena liberdade e refere estar «inteiramente consciente da gravidade deste gesto». Esta é a primeira resignação em 700 anos.

Papa Bento XVI: leia a declaração de resignação na íntegra

O Vaticano refere que a resignação do Papa implica que a cadeira máxima da Igreja católica fique vazia até eleição de novo Sumo Pontífice. A imprensa italiana refere que o conclave deverá realizar-se em março.

Bento XVI sucedeu a João Paulo II. Foi eleito no dia 19 de abril de 2005, aos 78 anos, como chefe máximo da Igreja Católica.
PARTILHAR
MAIS SOBRE ESTE TEMA

TVI 24


Sem comentários:

Enviar um comentário