Número total de visualizações de páginas

sábado, 16 de fevereiro de 2013

E se a moda pega por aqui?: A prisão de jornalistas do escândalo do “News of The World”


Seis jornalistas são detidos no escândalo das escutas do News of the World

A Scotland Yard anunciou na quarta-feira, dia 13, a prisão de outros seis jornalistas como parte da investigação do escândalo das escutas telefônicas no extinto tabloide britânico News of the World.

A Scotland Yard disse em um comunicado que identificou uma “nova conspiração para interceptar mensagens de voz” por parte de funcionários do jornal em 2005 e 2006, diferente da que terminou com uma série de acusações formais.

“Como parte das novas linhas de investigação, seis pessoas foram presas nesta manhã [13/2] como suspeitos de conspiração para interceptar comunicações telefônicas”, disse o comunicado. São três homens e três mulheres, de 36 a 46 anos, que são jornalistas ou ex-jornalistas. Dois dos detidos trabalham no tabloide britânico The Sun.

A polícia indicou que todos os detidos estão sendo interrogados e que os agentes realizavam inspeções em vários locais. Cinco das prisões ocorreram em Londres e a sexta em Cheshire (noroeste da Inglaterra).

Os investigadores apontam, por sua vez, que “em seu devido tempo falarão com as supostas vítimas destas escutas”. O News of the World, que precisou ser fechado em julho de 2011 devido ao escândalo das escutas, é acusado de ter grampeado desde 2000 as mensagens de voz dos telefones de 800 pessoas, incluindo famosos, políticos e membros da família real, mas também vítimas de crimes, para tentar obter informações exclusivas.

A.     G.

Sem comentários:

Enviar um comentário