Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Peru - O ministro das Relações Exteriores, Laurent Fabius, para a comunidade francesa



Lima (2013/02/21)

Excelentíssimo Senhor Deputado, Senhoras e Senhores,

Obrigado por ter tomado a iniciativa de reunir este simpático e acolhedor, sob um céu bonito. É verdade que este dia tem sido ocupado uma vez que, como indiquei ao presidente da República, que teve a gentileza de me receber no final da tarde, felizmente os ministros franceses não vêm todos os dias, porque que na medida em que o almoço foi oferecido para mim não era metade o governo, o governo peruano não podia mais trabalhar.
As relações entre Peru e França têm sido uma relação muito boa, mas parece-me ter sido tão acostumados a que as relações são boas e acabamos realmente não tem. Foi o tempo suficiente, eu acho, que não tinha havido troca. Assim, sempre se refere ao Petit-Thouars, a Vargas Llosa, Flora Tristan ... bem, mas como salientei, brincando com um dos meus interlocutores governamentais em francês, muitas vezes, dizem "não há amor, não há evidência de que o amor."
Presidente Humala veio para a França, eu acho que foi em novembro, e sua visita foi excelente. Ele convidou o presidente francês e me confirmaram que o presidente do Peru vai visitar François Hollande. A data não foi definida ainda, eu acho que quanto mais cedo melhor.Por quê? Porque nós amamos muito entre peruanos e francês. Nós já fizemos um monte de coisas juntos, temos a sorte de ter uma dinâmica comunidade francesa, bem integrado, mas agora temos de olhar para o futuro e para o futuro entre os dois países pode ser, tem de ser, uma futuro de grande cooperação e amizade grande, ouvimos absolutamente tudo para nós: Primeiro, temos os mesmos valores, os nossos amigos peruanos são felizes para se referir à Revolução Francesa, com os direitos humanos, os princípios que animar o outro.
Vemos com prazer que este país tem passado por períodos tornou-se bastante incomodado agora firmemente e, finalmente, no ciclo normal da democracia, ao mesmo tempo que tem nos últimos anos taxas de crescimento que, se nós emprestado em uma pequena parte, não nos faria mal na Europa, e ele quer trabalhar com a gente.
Campos de trabalho em conjunto são infinitas, já decisões foram indo muito na direção certa: que há entre institutos de investigação, há o que é feito no campo da educação, o fato de que agora temos 500 a cada ano - quer dizer 500 - jovens peruanos a partir de algumas classes muito pequenas que estão vindo para estudar na França, que estou acompanhado por líderes empresariais. Estou muito feliz de tê-los comigo, eu espero que eles não são infelizes para estar lá e eu estou lá com eles.
Os campos são significativos nas áreas de infraestrutura, transporte, água, energia, saúde, defesa. Temos que participar de uma reunião, é por isso que estamos atrasados, o ministro da Defesa teve a bondade extrema para reunir ao seu redor os líderes de três armados e nós discutimos muito em perspectivas comuns, Decidimos também, é um desejo do presidente peruano, e eu sei que é compartilhada pelo presidente francês, para forjar uma parceria estratégica no domínio da defesa e segurança entre Peru e França de modo que os campos são significativos.
E nós precisamos trabalhar. Muito trabalho já foi feito, mas podemos ir mais longe. Quando eu digo que muito trabalho tem sido feito, é verdade, e isso é em parte graças a você. Você está em sua gama de servidores públicos, representantes de organizações governamentais, membros das profissões liberais, funcionários, professores, e, finalmente, a diversidade de aqueles que escolheram vocação, ou pelos acontecimentos da vida, dar alguns anos e talvez até mesmo suas vidas a este belo país.
Bem, a minha visita é muito rápido, é muito difícil quando você é o ministro dos Negócios Estrangeiros e um tem de lidar com as realidades que são chamados de Mali, que apelam à Síria, que são chamados ... podem ser adicionados à lista. É muito difícil de levar alguns dias a não ser France. No entanto, eu queria, porque é uma escolha do governo francês para fazer esta viagem na América Latina, em três países e começar pelo Peru. Amanhã estaremos no Panamá, Colômbia amanhã. Eu provavelmente cairá no México, com o qual as relações agora pode ser fluido. E depois há o Brasil que nos chama, Chile, onde o primeiro-ministro não estava lá há muito tempo, e depois, e depois, e depois ... mas é uma escolha, porque a América Latina é um continente do futuro. Por um longo tempo, é claro que estava tão perto: fechar esta simpatia, essa proximidade ideológica, mas ... está longe.
Agora, escolhemos quando digo nós, é politicamente, nós - o governo francês - para investir mais do nosso tempo, nossa energia, nossa amizade, nossas esperanças na América Latina e, especialmente, aqui em Peru, simplesmente porque a França deve estar presente onde quer que constrói o futuro, e eu disse, deixando-a Humala Presidente: "O Peru é um país do futuro dentro de um continente futuro "e para que você nos ver novamente, se você ainda está lá, e eu vou estar de volta com um grande e divertido, grande.
Gostaria de concluir agradecendo, nem sempre é fácil de ser estrangeiro, claro, estamos em um país bonito, mais essa temporada é muito bom, mas sabemos que, quando é francês ou bi e que está longe da pátria, nem sempre é fácil, mas você é muito importante para o que queremos fazer.
Eu não quero segurar sobre as políticas, não é nem o lugar nem a ocasião, mas você sabe que a França é um país bonito, que tem pontos fortes, precisa ser corrigida, não no sentido de que temos chamado de "centro de recuperação", não em todos, mas se recuperou economicamente, é preciso seguir em frente. Precisamos reformar as reformas que é, em teoria, é sempre fácil, mas quando aplicado a uma variedade de segmentos da população, é muito mais complicado. No entanto, deve ser feito, e não, como às vezes se diz, por causa da Europa, mas simplesmente porque o mundo está em movimento, veja você, você vive aqui. América Latina, há alguns anos atrás tinha um lado um pouco exótico, mas a América Latina estará aqui em breve o poder da Europa ocidental no mundo para que vamos nós: Bem China já um bilião 350 milhões de pessoas, a Índia, onde estávamos com François Hollande, outro dia, um bilião 250 milhões de pessoas, então o mínimo que podemos dizer é que faz-se as mangas. E para isso temos muitas vantagens, e uma dessas vantagens é o fato de que temos a sorte de ter muitos compatriotas franceses no exterior é uma enorme vantagem, nem sempre fácil de viver você, mas muito importante para todos nós.
Está, portanto, embaixadores, não você, Sr. Embaixador, o embaixador de estar lá todas as pessoas aqui, de modo que você usa, suas escolhas em sua vida e que eu ia dizer em seu comportamento, sem passar julgamento moral, uma certa imagem da França. Isso, eu realmente quero agradecer a você e dizer simplesmente que deixar este belo país amanhã de manhã, muito cedo, irei manter a memória de uma comunidade francesa dinâmico, amigável, eu vou encontrá-lo.
Desejo-lhe o melhor e espero que em sua vida você pode realizar individual e que essa conquista está servindo também a amizade entre Peru e França.
Esta é a forma mais elegante de terminar um discurso: quando você vê o champanhe chegou, e quando, com um tacto diplomático você disse que chegou a hora de acabar. Bem, é uma memória extra, eu acho que uma das coisas que são vale a pena viver é uma certa dose de humor, não vai ter esta noite.
Obrigado pelo que você é.
Vive Peru, ao vivo França, viva a amizade entre Peru e França. 

L. A. V.

Sem comentários:

Enviar um comentário