Número total de visualizações de página

domingo, 10 de março de 2013

Nelson Mandela passou a noite no hospital


O antigo presidente de África do Sul Nelson  Mandela, de 94 anos, passou a noite num hospital de Pretória, onde entrou  no sábado para fazer "exames médicos", disse hoje o porta-voz da presidência,  Mac Maharaj, sem adiantar mais pormenores.

"É preciso que os médicos me informem" do estado de saúde do herói da  luta anti-apartheid, respondeu hoje Mac Maharaj à France Presse. 
A presidência sul-africana anunciou no sábado que o "antigo presidente  Nelson Mandela foi admitido num hospital em Pretória (...) para exames médicos  de rotina devido à sua idade e ao seu estado de saúde". 
"Os médicos estão a fazer exames e indicaram que até agora não há razão  para alarme", acrescentou. 
"Trata-se de um 'check-up' num hospital, normal para uma pessoa da sua  idade", disse à AFP um sobrinho-neto de Mandela. 
Tal como nas anteriores hospitalizações do ex-presidente, as autoridades  não precisaram em que hospital da capital foi admitido o líder histórico.
Quanto à data da saída, "tudo depende dos médicos", disse hoje Mac Maharaj.
Em dezembro, Mandela passou 18 dias no hospital: foi tratado a uma infeção  pulmonar e foram-lhe também removidos cálculos biliares. 
Presidente de 1994 a 1999, Nelson Mandela passou 27 anos da sua vida  na prisão por ter lutado contra o regime de apartheid que instaurou uma  discriminação racial na África do Sul. 
Libertado em 1990, tornou-se quatro anos depois no primeiro presidente  negro do seu país. 
Em 1993 obteve o prémio Nobel da Paz -- conjuntamente com o último presidente  do apartheid Frederik de Klerk -- pelas negociações levadas a cabo em prol  da democracia. 
Atualmente vive completamente retirado da vida política, dividindo o  seu tempo entre Joanesburgo e Qunu (sul), a vila de onde é natural. 

Lusa/SIC Noticias

Sem comentários:

Enviar um comentário