Número total de visualizações de página

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

A Europa


O uso do termo "Europa" se desenvolveu gradualmente ao longo da história. Na antiguidade, o historiador grego Heródoto mencionou que o mundo havia sido dividido por pessoas desconhecidas em três partes, Europa, Ásia e Líbia (África) , com o Nilo e do rio Phasis formação de suas fronteiras, embora ele também afirma que alguns consideraram o rio Don , ao invés do Phasis, como a fronteira entre a Europa ea Ásia.

Europa Oriental da fronteira foi definida no século 1 pelo geógrafo Estrabão no rio Don Flávio eo Livro dos Jubileus descreveu os continentes como as terras dadas por Noé para seus três filhos, a Europa foi definido como o alongamento das Colunas de Hércules no Estreito de Gibraltar , separando-o do Norte de África , para o Don , separando-o da Ásia .

Uma definição cultural da Europa como as terras da cristandade latina se uniram no século VIII, significando o novo condomínio cultural criado através da confluência de tradições germânicas e cristão-Latino-cultura, definida, em parte, em contraste com Bizâncio e Islão , e limitado a norte da Península Ibérica, as ilhas britânicas, França, cristianizado ocidental da Alemanha, nas regiões alpinas e do norte e centro da Itália.

 O conceito é um dos legados duradouros do Renascimento Carolíngio : "Europa", muitas vezes figura nas cartas de ministro cultural de Carlos Magno, Alcuíno . Esta divisão-tanto cultural como geográfico foi utilizado até os Baixa Idade Média , quando foi desafiado pela época dos Descobrimentos . [ porquê? ] O problema da redefinição da Europa, finalmente foi resolvida em 1730 quando, em vez de hidrovias, o geógrafo e cartógrafo sueco von Strahlenberg propôs os Montes Urais como a fronteira mais importante do leste, uma sugestão que achou graça na Rússia e em toda a Europa.

Europa é agora geralmente definido pelos geógrafos como o ocidental península da Eurásia, com seus limites marcados por grandes massas de água para o norte, oeste e sul; limites da Europa para o Extremo Oriente são normalmente levados a ser os Urais, o rio Ural , e o Mar Cáspio , ao sul-leste, incluindo o Cáucaso , o mar Negro . e os canais que ligam o Mar Negro ao Mar Mediterrâneo.

 Por causa das diferenças sócio-políticas e culturais, há várias descrições de fronteira da Europa. Por exemplo, Chipre é aproximado para a Anatólia (ou Ásia Menor) , mas é geralmente considerado parte da Europa e atualmente é um estado membro da UE. Além disso, Malta foi considerada uma ilha do norte da África durante séculos, enquanto a Islândia , embora mais perto da Groenlândia (América do Norte), é também geralmente incluídos na Europa.

Às vezes, a "Europa" a palavra é usada de forma geopoliticamente limitação para se referir apenas à União Europeia ou, ainda mais exclusiva, um núcleo cultural definida. Por outro lado, o Conselho da Europa tem 47 países membros, e apenas 27 Estados membros estão na UE. Além disso, as pessoas que vivem em áreas insulares, como a Irlanda , o Reino Unido , o Atlântico Norte e Mediterrâneo e ilhas também na Escandinávia pode rotineiramente se referem a "continental" ou "continente" A Europa simplesmente como a Europa ou o "Continente".

Mapa clicável da Europa, mostrando um dos mais comumente usados ​​fronteiras continentais.

Legenda: azul : os Estados que se situam na fronteira entre a Europa ea Ásia ; verdes : os estados não geograficamente na Europa, mas intimamente associada politicamente.



Na antiga mitologia grega , Europa era um fenício princesa a quem Zeus sequestrado depois de assumir a forma de um touro branco deslumbrante. Ele a levou até à ilha de Creta , onde ela deu à luz Minos , Radamanto e Sarpédon . Para Homero , Europa ( grego antigo : Ερώπη , Europa , ver também Lista de nomes de lugares grego ) foi uma rainha mitológica de Creta, e não uma designação geográfica. Mais tarde, Europa ficou para centro-norte da Grécia , e em 500 aC, seu significado foi estendido para as terras ao norte.
O nome de Europa . é de etimologia incerta. Uma teoria sugere que ele é derivado do grego ερύς ( Eurus ), que significa "largo, amplo" e ψ/π-/πτ- ( ops / Op - / opt- ), que significa "olho, rosto rosto,", portanto, a Europa , "wide-olhar", "gama de aspecto" (compare com glauk op é (γλαυκπις 'de olhos cinzentos ") Athena ou bo op é ( βοπις 'boi de olhos ") Hera ). Broad tem sido um epíteto de Terra se no reconstruído religião proto-indo-europeu . Outra teoria sugere que ele é baseado em um semita palavra como o acadiano erebu significado "para ir para baixo, defina "(cf. Ocidente ), cognato a fenícia "ereb "noite; oeste" eo árabe do Magreb , hebraico Ma'ariv (ver também Erebus , PIE * h 1 reg ʷ OS , "escuridão"). No entanto, ML Oeste afirma que "fonologicamente, a correspondência entre o nome de Europa e qualquer forma da palavra semítica é muito pobre".

Línguas do mundo a maioria das principais use palavras derivadas de "Europa" para se referir ao "continente" (península). Chinês, por exemplo, usa a palavra Ōuzhōu (欧洲), este termo também é usado pela União Europeia em japonês em língua relações diplomáticas, apesar do katakana Yōroppa ( ヨーロッパ? ) sendo mais comumente usado. No entanto, em algumas línguas turcas o nome originalmente persa Frangistan (terra dos francos ) é usado casualmente referindo-se à grande parte da Europa, além de nomes oficiais, como Avrupa ou Evropa .

Homo georgicus , que viveu cerca de 1,8 milhão de anos na Geórgia , é o mais antigo hominídeo ter sido descoberto na Europa. restos de hominídeos Outros, que datam cerca de 1 milhão de anos, foram descobertos em Atapuerca , Espanha . Neanderthal homem (nomeado para o Neandertal vale Alemanha ) apareceu na Europa 150.000 anos atrás e desapareceram do registro fóssil cerca de 28.000 aC, com essa extinção, provavelmente devido à mudança climática , e seu refúgio final, sendo hoje em dia Portugal . Os neandertais foram suplantados por seres humanos modernos ( Cro-Magnon ), que apareceram na Europa em torno de 43-40000 anos atrás.

O Neolítico Europeu período marcado pelo cultivo de plantas ea criação de gado, aumento do número de assentamentos eo uso generalizado de cerâmica, começou por volta de 7000 aC, na Grécia e os Balcãs , provavelmente influenciado pelas práticas agrícolas anteriores em Anatólia eo Oriente Médio . Ele se espalhou do Sudeste da Europa ao longo dos vales do Danúbio e do Reno ( cultura da cerâmica linear ) e ao longo da costa do Mediterrâneo ( cultura Cardial ). Entre 4500 e 3000 aC, estas centrais culturas europeias Neolítico desenvolveu mais a oeste e ao norte, transmitindo habilidades recém-adquiridas na produção de artefactos de cobre. Na Europa Ocidental do período Neolítico foi caracterizado não por grandes assentamentos agrícolas, mas por monumentos de campo, tais como caixas causewayed e túmulos e túmulos megalíticos . O Ware Corded horizonte cultural floresceu na transição do Neolítico para o Calcolítico . Durante este período gigantes megalíticos monumentos, como os templos megalíticos de Malta e Stonehenge , foram construídos em toda a Europa Ocidental e Austral.  A Idade do Bronze europeia começou no final da 3 º milênio aC com a cultura Beaker .

A Idade de Ferro Europeu começou por volta de 800 aC, com a cultura Hallstatt . Colonização da Idade do Ferro pelos fenícios deram origem ao início do Mediterrâneo cidades. No início da Idade do Ferro Itália e Grécia em torno do século 8 aC gradualmente deu origem à Antiguidade Clássica histórico.

O templo grego de Apolo, Paestum , Itália, Grécia Antiga tiveram um profundo impacto sobre a civilização ocidental. Ocidental democrática e cultura individualista são frequentemente atribuídos à Grécia Antiga. Os gregos inventaram a polis , ou cidade-estado, que desempenhou um papel fundamental em seu conceito de identidade.

Estes ideais políticos gregos foram redescobertos no final de 18 século por filósofos europeus e idealistas. A Grécia também gerou muitas contribuições culturais: em filosofia , o humanismo e racionalismo em Aristóteles , Sócrates e Platão ; na história com Heródoto e Tucídides , no verso dramática e narrativa, começando com os poemas épicos de Homero ;  e na ciência com Pitágoras , Euclides e Arquimedes .


O império romano na sua maior extensão

Outra influência importante sobre a Europa veio do Império Romano , que deixou sua marca na lei , linguagem , engenharia , arquitetura e governo . Durante a pax romana , o Império Romano expandiu para abranger toda a bacia do Mediterrâneo e grande parte da Europa.

O estoicismo influenciou imperadores romanos , como Adriano , Pio Antonino e Marco Aurélio , que tudo passou algum tempo na fronteira norte do Império lutando germânicas e pictos e escoceses tribos. O cristianismo acabou por ser legitimada por Constantino I , depois de três séculos de imperial perseguição .

Roland promete lealdade a Carlos Magno , imperador romano .

Durante o declínio do Império Romano , Europa entrou num longo período de mudança decorrentes de que os historiadores chamam de " Idade das Migrações ". Havia inúmeras invasões e migrações entre o ostrogodos , visigodos , godos , vândalos , hunos , francos , anglos , saxões , eslavos , ávaros , búlgaros e, mais tarde ainda, o Vikings e magiares .

Renascentistas pensadores como Petrarca , mais tarde, se referem para isso como a " Idade das Trevas ". Comunidades monásticas isoladas eram os únicos lugares para salvaguardar e compilar conhecimento escrito acumulado anteriormente, para além de esta muito poucos registros escritos sobreviver e muita literatura pensamento, filosofia, matemática e outro do clássico período desapareceu da Europa.

Durante a Idade das Trevas, o Império Romano Ocidental caiu sob o controle de várias tribos. As tribos germânicas e eslavas estabeleceram seus domínios sobre a Europa Ocidental e Oriental, respectivamente. Eventualmente, as tribos francas foram unidas sob Clóvis I . Carlos Magno , rei dos francos do carolíngio dinastia que conquistou a maior parte da Europa Ocidental, foi ungido " Santo Imperador Romano "pelo Papa em 800. Isto levou à fundação do Sacro Império Romano , que eventualmente tornou-se centrado nos principados alemães da Europa Central.
O predominantemente falando grego Império Romano do Oriente tornou-se conhecido no Ocidente como o Império Bizantino . Sua capital era Constantinopla . Imperador Justiniano I presidiu primeira idade de Constantinopla de ouro: ele estabeleceu um código legal , financiou a construção da Basílica de Santa Sofia e trouxe a igreja cristã sob controle estatal. Fatalmente enfraquecido pelo saque de Constantinopla durante a Quarta Cruzada , os bizantinos caiu em 1453, quando foram conquistados pelo Império Otomano .

Idade Média

O crescimento económico da Europa por volta do ano 1000, juntamente com a falta de segurança nas rotas comerciais do continente, tornou possível o desenvolvimento de importantes rotas comerciais ao longo da costa do Mar Mediterrâneo . Neste contexto, a crescente independência adquirida por algumas cidades costeiras deu as Repúblicas Marítimas um papel de liderança no cenário europeu.

A. L.

Sem comentários:

Enviar um comentário