Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 7 de março de 2013

O papa e a prostituição da bondade





















GUILHERME FIUZA

desistência do papa é um gesto didático. Líderes de todas as partes do mundo – especialmente do Brasil – deveriam analisar cuidadosamente a decisão inesperada de Bento XVI. Além dos alegados motivos de saúde, que parecem reais, é importante observar os motivos inconfessáveis da renúncia. Depois de acusado de acobertar casos de pedofilia dentro da Igreja Católica, o papa não parou mais de sangrar. É o tipo do escândalo que mata lentamente, por dentro, quem ainda carrega algum compromisso com a dignidade. 

Os que não estão nem aí para a dignidade, porém, carregam a perversão de princípios numa boa – e até se vitaminam com ela. Os líderes populistas da América do Sul deveriam prestar atenção à renúncia do papa e fazer uma reflexão profunda sobre a mentira. Nos governos de países como Argentina, Venezuela e Brasil, o tráfico de bondade tem forte parentesco com o que se viu na Igreja. Todos são casos de prostituição da boa-fé.

A pedofilia é abjeta. Mas a pedofilia praticada por padres é uma monstruosidade. É a covardia levada ao extremo, já que o padre é o pai espiritual, portanto aquele que traz a proteção da virtude, da confiança nos valores supremos. É pior do que a mãe gerar um filho para matá-lo. É oferecer salvaguarda moral a uma criança para, conscientemente, desmoralizá-la. Não há brutalidade comparável – nem nas guerras, nem no nazismo.
O bem travestido é a pior encarnação do mal. E esse mal hediondo disfarçado sob a batina não foi ocasional, no período em que o cardeal Joseph Ratzinger dirigiu a Congregação do Vaticano para a Doutrina da Fé – antes de se tornar papa –, posto no qual é acusado de ter sido no mínimo tolerante com os padres pedófilos. Foram diversos casos em meia dúzia de países. Não foi um desatino de um ou outro indivíduo. Foi uma prática.
Ao renunciar, Bento XVI talvez seja o último líder a se envergonhar da mentira que cerca o mal travestido de bem 
A renúncia de Bento XVI faz pensar na tragédia da impostura, na armadilha da bondade como fachada – cada vez mais eficiente nestes tempos repletos de mal-entendidos ideológicos. O paradoxo é triste, mas inevitável: diante dos defensores dos fracos e oprimidos, todo cuidado é pouco. A exploração da fé e da pobreza se sofisticou. E, em sua vertente política, transformou os regimes de esquerda na grande fraude do século XXI.

Como terá sido possível à Argentina, um país esclarecido e em plena vigência da democracia, virar refém de um governo embusteiro? Não há dúvida: lá está, cristalina, a prostituição da boa-fé. A força de Cristina Kirchner brotou de sua condição de viúva sofrida – devidamente industrializada por seus marqueteiros –, aquela que simbolizaria a luta contra as agruras da vida. Essa semente de solidariedade cristã é traficada em várias formas de autoritarismo – chegando agora ao ponto de proibir anúncios de preços para proteger a maquiagem contra a inflação. É o manto da bondade usado para estuprar os fiéis.

O Brasil segue a mesma receita. Na sequência das estripulias administrativas blindadas pela santificação de Lula, a mulher presidente – que simboliza a ascensão das minorias, o poder do fraco e outras miragens – faz o que bem entende com a boa-fé do eleitorado. Depois dos truques contábeis para disfarçar a gastança política do dinheiro público, surge a contabilidade criativa para o milagre social. O marketing da bondade do governo Dilma conseguiu anunciar um índice de erradicação da miséria superior ao número de miseráveis existentes no país. Os dados do IBGE atestam a fraude, mas os números nada podem diante da fé.

Ao contrário de Dilma, Lula, Cristina, Chávez e companhia, o papa não conviveu tranquilamente com o flagrante da corrupção ideológica em seu reino. Segurou as pontas, mas foi murchando. Sua saída de cena é melancólica, mas também é inspiradora. Enfim um líder que não se aferra ao poder a todo custo. Seu antecessor, sem ter de lidar com um prontuário desses, fez o mundo assistir ao vivo a sua morte lenta. João Paulo II dizia que o sofrimento era parte de sua missão. Acabou impondo a todos um espetáculo de agonia física na fronteira da dignidade, recusando-se a ver grandeza na renúncia.

Ao jogar a toalha, Bento XVI foi no mínimo original. Do jeito que o golpe da bondade se espalha por aí, talvez tenha sido o último líder a se envergonhar da mentira   

A.     G.

Sem comentários:

Enviar um comentário