Número total de visualizações de página

terça-feira, 30 de abril de 2013

Boletim semanal da ONU Brasil

Boletim semanal da ONU Brasil – No 100 – 29/04/2013

Acesse o www.twitter.com/ONUBrasil, o www.facebook.com/ONUBrasil e nossas demais redes: www.onu.org.br/redes

Governo brasileiro doa 11.500 toneladas de arroz para agência de refugiados palestinos da ONU


O anúncio foi feito neste domingo, 28 de abril, pelo Governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, em Shu’fat, campo de refugiados localizado em Jerusalém.

Triplica o número de estrangeiros em busca de refúgio no Brasil


Provenientes principalmente de grandes crises humanitárias, novas ou relacionadas a conflitos antigos que continuam provocando deslocamentos, 2.008 pessoas pediram refúgio no país no ano passado.

PNUD apresenta a agentes públicos soluções para o desenvolvimento sustentável municipal


II Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável, que acontece entre os dias 23 e 25 em Brasília, segue recomendação da ONU na reta final de implantação dos Objetivos do Milênio.

ONU elogia punição a policiais militares envolvidos no massacre do Carandiru


“Também encorajamos as autoridades brasileiras a resolver urgentemente a terrível situação das prisões, onde aproximadamente meio milhão de pessoas estão detidas”, disse a porta-voz do escritório de direitos humanos da ONU em Genebra.

Campanha da ONU ‘Mulheres e Direitos’ chega à aldeia de Belém do Solimões (AM)


Iniciativa que visa a redução da violência contra o sexo feminino, equidade de gênero e promoção da saúde disponibiliza, pela primeira vez, material na língua ticuna – idioma é falado por 30 mil indígenas brasileiros.

Programas sociais ajudam no combate ao trabalho infantil, diz relatório da OIT

Segundo agência da ONU, mais de 5 bilhões de pessoas não têm acesso efetivo à proteção social integral. Estudo aponta que o ‘Bolsa Família’ permitiu diminuição do trabalho infantil tanto em zonas rurais como em zonas urbanas.

Em reunião com ministro brasileiro, chefe da FAO elogia ‘forte compromisso’ do país na luta contra fome


Diretor-Geral da FAO, José Graziano da Silva, se reuniu com o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República do Brasil, Gilberto Carvalho, em Roma.

Recuperação de Brasil e Argentina puxam crescimento da América Latina e Caribe, diz CEPAL


Dinamismo da demanda interna e recuperação da Argentina e do Brasil impulsionarão crescimento de 3,5% em 2013 na região. Paraguai lidera expansão com crescimento do PIB estimado em 10%.

Tratado da ONU sobre comércio de armas poderia conter matança na Síria, diz especialista da Viva Rio


Documento, que ainda precisa ser aprovado nos Parlamentos nacionais, proíbe venda de armas para países em guerra, terrorismo e narcotráfico. Especialista indicou pontos fracos.

Angola: Chefe de direitos humanos da ONU elogia progresso em infraestrutura e direitos das mulheres


Navi Pillay ressaltou, porém, que o país ainda enfrenta problemas referentes à imigração ilegal, ao abuso sexual nas fronteiras e à censura de imprensa.

Com 2 milhões de mortes por ano, OIT pede ação urgente contra doenças ocupacionais


Segundo a Organização, 2,02 milhões de pessoas morrem a cada ano devido a enfermidades relacionadas com o trabalho. Segundo Diretor-Geral da agência, prevenção é mais eficaz e econômica.

Projeto da ONU capacita mulheres indígenas na fronteira Brasil-Paraguai

Durante a iniciativa, as mulheres receberam capacitação em direitos humanos e questões de gênero, bem como na prevenção do tráfico de seres humanos. O projeto formou 20 mulheres, beneficiou outras 500 e levou conhecimento para os mais de 4 mil habitantes das seis comunidades envolvidas, respeitando os idiomas indígenas.

Defensores públicos latino-americanos reforçam importância de Convenção sobre direitos indígenas


Em encontro em Lima (Peru), chefe regional da OIT lembra que Convenção 169 defende 40 milhões de pessoas que têm sido “as mais esquecidas” no caminho ao desenvolvimento da América Latina.

Oscar Niemeyer é homenageado na sede da ONU em Nova York


Na iminência da reforma do Salão da Assembleia Geral, representantes da Organização saudaram os 11 arquitetos que projetaram a sede global da ONU.

ONU aprova missão de paz no Mali


Conselho de Segurança aprovou envio da tropa de capacetes azuis a partir de 1º de julho. Objetivo será ajudar o governo de transição e estabilizar o país.

Plano global quer eliminar pólio até 2018


Participantes de encontro em Abu Dabi planejam vacinar mais de 250 milhões de crianças, várias vezes por ano, além de monitorar e aumentar a vigilância em mais de 70 países. UNICEF e OMS lideram iniciativa.

ONU anuncia nova estratégia de comunicação


Nações Unidas estão implementando plataforma digital para concentrar produções audiovisuais. Em projeto-piloto, Organização vai distribuir comunicados de imprensa também em espanhol – atualmente, eles são emitidos em inglês e francês.


Acesse aqui todas as oportunidades de estágio e trabalho: www.onu.org.br/tema/vagas


Leia mais em www.onu.org.br

Para não receber mais, peça para REMOVER.

Para se INSCREVER, clique aqui.

Para acessar as edições anteriores, clique aqui.



Sem comentários:

Enviar um comentário