Número total de visualizações de página

sexta-feira, 5 de abril de 2013

Papa quer 'determinação' contra pedofilia


O Papa Francisco quer que a Igreja Católica actue "com determinação" contra os abusos sexuais cometidos por membros do clero, referiu hoje um comunicado do Vaticano.

As declarações do Papa foram divulgadas após um encontro com o prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, órgão responsável pelo acompanhamento deste tipo de matérias.

"O santo padre pediu especificamente para a Congregação, dando continuidade à linha estabelecida por Bento XVI, agir com determinação em relação aos casos de abusos sexuais", indicou a nota informativa da Santa Sé.

É a primeira vez que o Papa Francisco fala de forma directa e pública sobre os abusos sexuais cometidos ao longo de várias décadas contra dezenas de milhares de crianças.

Francisco pediu igualmente "a promoção de medidas de protecção de menores e de ajuda para aqueles que no passado foram submetidos a tal violência".

Seguindo o posicionamento do seu antecessor, Francisco reclamou a continuação "dos processos contra os culpados e o empenho das conferências episcopais para formular e implementar as directivas necessárias nesta área", acrescentou o comunicado.

O pontífice assegurou igualmente que "na sua atenção e nas suas orações para aqueles que sofrerem, as vítimas de abusos [sexuais] estão presentes de uma forma particular".

O escândalo envolvendo casos de abusos de menores por parte de clérigos surgiu nos Estados Unidos no início dos anos 2000.

Lusa/SOL

Sem comentários:

Enviar um comentário