Número total de visualizações de página

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Merkel garante que Alemanha «não procura hegemonia»

Chanceler alemã apela à busca de consenso entre parceiros europeus

Angela Merkel rejeitou esta segunda-feira a ideia de que a Alemanha procura «hegemonia» na União Europeia e apelou à busca de consenso entre os parceiros.

Merkel disse que a Alemanha procura sempre tomar decisões conjuntas com a França assim como com os outros 27 membros da União Europeia.

«A Alemanha (...) desempenha por vezes um papel complicado porque nós somos a maior economia - não somos a mais rica mas somos a maior», disse Merkel durante a apresentação de um livro em Berlim em que esteve presente Donal Tusk, primeiro-ministro polaco, escreve a AFP.

Merkel sublinhou que a «Alemanha atua sempre em conjunto com os outros» e que é completamente «alheia à hegemonia».

A chanceler alemã disse também que a Europa precisa de uma cooperação mais estreita para enfrentar a «dura competição global» e evitar o «declínio», referindo-se à experiência que viveu na antiga Alemanha de Leste.

«Reparem, eu vivi o colapso de um país: a RDA», disse Merkel referindo-se à República Democrática Alemã.

«O sistema económico sob a influência da União Soviética falhou e o que eu realmente não quero é ficar a ver de olhos abertos a Europa a deslizar. Seria absurdo, todos temos qualidades».

Manifestantes na Grécia, Espanha, Chipre e Portugal acusam Merkel de impor medidas de austeridade que estão a colapsar o crescimento económico e a aumentar o desemprego.

=TVI24=

Sem comentários:

Enviar um comentário