Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 2 de abril de 2013

Comboio que não pára p/ receber ou largar passageiros...


THE TRAIN THAT DOES NOT STOP TO PICK UP OR DROP OFF PASSENGERS – THE BULLET TRAIN PROJECT IN CHINA


Projecto do comboio-bala na China. Uma inovação da nova locomotiva chinesa: descer do comboio sem que ele precise de parar!

Não há tempo a ser desperdiçado. O comboio-bala está a mover-se o tempo todo. Se existem 30 estações entre Pequim e Guangzhou, parar e acelerar de novo em cada estação vai fazer perder energia e tempo. Uma paragem de 5 minutos por estação (passageiros idosos são naturalmente mais lentos) resultará numa perda total de 5 min x 30 estações, ou 2,5 horas de tempo de viagem do comboio.

Os chineses são inovadores o suficiente para chegar a um conceito de comboio sem paragens. Os passageiros embarcam, na estação, numa cabine conectora antes de o comboio chegar. Quando chega, ele não vai precisar de parar. Ele apenas diminui a velocidade para pegar a cabine conectora que se vai acoplar ao tecto do comboio.

Depois dessa acoplagem, os passageiros deixam a cabine conectora e descem para o interior do comboio. Após o embarque, a cabine será movida para a traseira do comboio, para ser ocupada pelos passageiros que querem descer na próxima estação. Quando o comboio chega à estação seguinte, ele deixará a cabine conectora na estação. Os passageiros assim desembarcam na estação sem a necessidade de o comboio parar. Ao mesmo tempo, o comboio vai pegar os passageiros de uma outra cabine conectora, com novos passageiros.

Assim, o comboio terá sempre uma cabine conectora na parte traseira do tecto (para desembarque) e uma cabine conectora na parte dianteira do tecto (para embarque) em cada estação.

Isso não é "pensar fora da caixa"? Veja o vídeo ilustrativo.


Trem-que-nao-para-chines.WMV
Trem-que-nao-para-chines.WMV
1873K   Baixar  

F. P.

Sem comentários:

Enviar um comentário