THE TRAIN THAT DOES NOT STOP TO PICK UP OR DROP OFF PASSENGERS – THE BULLET TRAIN PROJECT IN CHINA
Projecto do comboio-bala na China. Uma inovação da nova
locomotiva chinesa: descer do comboio sem que ele precise de parar!
Não há tempo a ser desperdiçado. O comboio-bala está a mover-se o tempo todo. Se existem 30 estações entre Pequim e Guangzhou, parar e acelerar de novo em cada estação vai fazer perder energia e tempo. Uma paragem de 5 minutos por estação (passageiros idosos são naturalmente mais lentos) resultará numa perda total de 5 min x 30 estações, ou 2,5 horas de tempo de viagem do comboio. Os chineses são inovadores o suficiente para chegar a um conceito de comboio sem paragens. Os passageiros embarcam, na estação, numa cabine conectora antes de o comboio chegar. Quando chega, ele não vai precisar de parar. Ele apenas diminui a velocidade para pegar a cabine conectora que se vai acoplar ao tecto do comboio. Depois dessa acoplagem, os passageiros deixam a cabine conectora e descem para o interior do comboio. Após o embarque, a cabine será movida para a traseira do comboio, para ser ocupada pelos passageiros que querem descer na próxima estação. Quando o comboio chega à estação seguinte, ele deixará a cabine conectora na estação. Os passageiros assim desembarcam na estação sem a necessidade de o comboio parar. Ao mesmo tempo, o comboio vai pegar os passageiros de uma outra cabine conectora, com novos passageiros. Assim, o comboio terá sempre uma cabine conectora na parte traseira do tecto (para desembarque) e uma cabine conectora na parte dianteira do tecto (para embarque) em cada estação. Isso não é "pensar fora da caixa"? Veja o vídeo ilustrativo. |
Trem-que-nao-para-chines.WMV
1873K Baixar |
F. P.
Sem comentários:
Enviar um comentário