Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Mães são forçadas a vender os filhos na Grécia por causa da crise econômica

A Grécia é o país que mais sentiu a crise econômica na Europa, onde as pessoas foram às ruas em protestos violentos e emocionais contra as medidas de austeridade impostas sobre a nação.
Neste cenário desolador nas ruas de Atenas, diversas mães foram forçadas a vender seus próprios filhos na batalha pela sobrevivência.
Uma vez por mês, geralmente um sábado, Kasiani Papadopoulou embala um saco com presentes das crianças e pega o ônibus perto de onde mora, um apartamento de um quarto todo empoeirado e desarrumado em um subúrbio de Atenas com destino as montanhas frias fora da capital grega com vista para o mar.
A viagem de 32 km é emocional para ela, mas ela não iria parar de fazer isso por nada no mundo.
Uma jovem viúva de 30 anos, ela viaja para ver suas duas filhas e um filho – de 14 anos, 13 e 12. Kasiani foi obrigado a dá-los um ano atrás, quando o dinheiro acabou e ela era incapaz de pagar por sua alimentação, o aluguel ou enviá-los para a escola com sapatos e livros.
Na casa de caridade, onde os três estão agora abrigados, as crianças animadamente gritam ‘Mama’, e correm para o seu encontro. Sua filha mais velha, Ianthe, abraça-a com força e lhe dá um beijo.
Quando, algumas horas mais tarde, é hora de dizer adeus, Kasiani está sempre chorando em prantos. Os mais novos, Melissa e Markos, se agarram a ela antes que ela parta para casa sozinha.
“Não é fácil para uma mãe ter que deixar seus filhos”, diz ela, com a voz embargada de emoção, em uma entrevista ao jornal inglês DailyMail.
“No Natal, na Páscoa, em seus aniversários, eu sempre estou tão triste porque eu não posso vê-los”. Algumas pessoas julgam-me sobre o que eu fiz – mesmo minha própria família e vizinhos – mas eles não compreendem a verdade. Eu fiz o que era melhor para os meus filhos, apesar da terrível dor que sinto.”
“Eu não posso contar o número de portas que bati de departamentos governamentais, pedindo aos funcionários para ajudarem a mim e a minha família. Eles fazem promessas, mas não fazem nada. Eles não têm dinheiro também. Nosso país está em crise.”
Efeitos da austeridade: Juliana Tsivra com sua mãe Maria, que trabalhava em uma padaria, mas perdeu o emprego e está desempregada.
Kasiani e as crianças nasceram em um país que tem sido colocado de joelhos pelo esmagamento da sua dívida. Esta dívida foi construída pelo enorme desperdício de recursos da Grécia após a adesão à União Europeia, agora o sistema toma todos os recursos disponíveis da Grécia para o pagamento das dívidas contraídas.
A massa salarial do setor público dobrou na última década, sindicatos floresceram assim como as regalias, pagamento de impostos tornou-se opcional para as classes média e alta e a corrupção era abundante.
Até três anos atrás, o grande e gordo trem da alegria grego era uma festa total. Mesmo chefs de pastelaria e cabeleireiros foram listadas entre as 600 “profissões que era permitido se aposentarem aos 50 anos, com uma pensão do Estado de 95% do salário ganho no último ano, por conta da” árdua e perigosa” natureza de seu trabalho.
Agora a austeridade e drásticas medidas impostas pelos líderes da zona euro, significa que os benefícios de pensões estaduais irá sofrer o pagamento de impostos com alíquotas no céu em uma última tentativa de equilibrar as contas e deixar que o país não entre em falência.
Por exemplo, o limite em que o imposto pessoal tem de ser pago foi reduzido a £ 3.000 euros por ano, enquanto o IVA (imposto geral sobre o consumo) subiu para 23%. Há um novo imposto anual sobre a propriedade privada que custam ao proprietário médio £ 1.000 euros por ano.
Até mesmo instituições de caridade, incluindo a instituição onde os três filhos de Kasiani Papadopoulou agora vivem, têm sido forçadas a entregar algumas de suas doações para os vazios cofres públicos gregos.
Tempos difíceis: Maria Tsvira, na foto com sua filha Juliana, agora é forçada a usar a caridade do centro médico criado em Atenas

O preço da austeridade, dizem muitos gregos, é muito alta para pagar, porque qualquer medida mais dura introduzida, elas nunca vão cobrir a dívida nacional maciça mesmo com a ajuda de pacotes de resgate por outros países da UE.
Enquanto isso, os gastos com saúde do Governo foi reduzido em um terço. Isto significa que a assistência médica não está mais livre para aqueles que não pagaram as contribuições para o seguro nacional. Metade dos medicamentos de rotina está em falta.
Não é de admirar que as filas na Missão Social, uma clínica de caridade criada por médicos voluntários e do arcebispo de Atenas, no centro da cidade, aumenta a cada dia. Em três meses, 650 pacientes não segurados, muitos deles crianças, vieram para o tratamento.
Um visitante regular é Maria Tsivra, 37 anos, divorciada e mãe de uma menina de cinco anos de idade chamada Juliana que precisa de vacinação de rotina e consultas médicas quinzenais para tratar uma infecção na garganta.
Maria é a filha de um comerciante ateniense e costumava trabalhar em uma padaria. Ela vem de uma família trabalhadora, mas perdeu o emprego há 16 meses, e ela teve tempo para cuidar de sua filha doente.
“A crise financeira foi apenas uma desculpa para me despedir”. A padaria estava enfrentando mais impostos e tinha menos clientes.
“Eu era uma vítima como milhares de outros trabalhadores na Grécia.”
Ela e Juliana estão hospedadas gratuitamente na casa de um amigo. Ela não tem seguro nacional e sem dinheiro para pagar £ 40 euros por uma consulta com um médico particular. ”Eu não posso pagar por Juliana para ver o médico ou obter seus medicamentos”. É por isso que eu vim para a Missão Social.
Mais dramaticamente, ela diz: “Eu preciso de ajuda, mas não tanto como alguns que estão até vendendo os seus filhos nas ruas.”
Ela fala de uma amiga, uma mãe solteira que vivia em um abrigo de caridade com sua filha porque ela não tinha dinheiro e o Estado não poderia ajudar.
“Ela não podia se dar ao luxo de manter seu próprio filho e deu-a para um casal que não tem filhos próprios”.
“Esses tipos de coisas estão acontecendo agora na Grécia. Há muitas pessoas que estão sofrendo e eu me pergunto o que o futuro reserva para as crianças da geração da minha filha.”
Triste: Sophia, uma criança que agora está sendo cuidada pelos refugiados da Crianças SOS em Atenas após ser abandonada pelos pais
Protestos: A instabilidade política tem resultado em grande agitação social e distúrbios civis

Do outro lado da cidade, um abrigo administrado por uma instituição de caridade chamada Klimaka fornece refeições e uma cama ocasional para os desabrigados. Muitos aqui são de meia-idade e de classe média como George Barkouris, um produtor de rádio e engenheiro de computação.
Divorciado, George trabalhou toda a sua vida até que os problemas gregos começaram. Quando ele perdeu o emprego por causa dos cortes, logo ficou sem dinheiro para pagar o aluguel de um apartamento em Patissia, um bairro de classe média de Atenas. Estava relutante em pedir a sua filha, uma médica, para ajudar.
“Eu saí do apartamento com nada. Na primeira semana eu dormi no parque em um banco. Foi um choque terrível. Como muitos gregos, senti raiva, fiquei muito deprimido. Eu tenho 60 anos, e preciso trabalhar por mais cinco anos antes de me qualificar para uma pequena pensão do Estado”, diz ele.
“Quando eu criei coragem e vim aqui pedir ajuda, tenho uma grande surpresa”. Encontrei vários médicos, cientistas, todas as classes profissionais na mesma situação que a minha.
“Agora esta caridade dá-me uma cama, e em troca, faço alguns trabalhos. Mas há muitos como eu ainda dormindo no parque. Eles são chamados de o “novo sem abrigo” pessoas que tinham algum dinheiro, um estilo de vida, uma carreira. Agora eles estão em ruínas.”
O que o futuro reserva é uma incógnita. Nas Aldeias de Crianças SOS, uma instituição de caridade em todo o mundo com uma rede de lares e centros sociais na Grécia, que cuida dos três filhos de Kasiani Papadopoulou, eles acreditam que as coisas vão piorar.
Durante o ano passado, 1.000 famílias gregas voltaram-se para o SOS ajuda, dois terços com enormes problemas de dinheiro.
Uma criança que frequentava uma creche onde as mensalidades sempre tinham sido pagas pela sua mãe, foi recentemente abandonada com um bilhete dizendo: “Eu não posso voltar para pegar Anna. Eu não tenho nenhum dinheiro. Eu não posso trazê-la para viver comigo. Desculpe.”
Este é o tipo de caso em que o SOS pega as crianças. O diretor nacional da SOS, George Protopapas, prevê: “Nos próximos anos eu temo que mais famílias da classe média entrem em uma situação de total pobreza. Eu acho que isso é apenas o começo e teremos muitas famílias batendo à nossa porta.”
Quanto à viúva e mãe Kasiani, ela reza para que um dia possa ser capaz de pagar para obter os seus filhos de volta. Seu marido decorador, Angelo, morreu com a idade de 47 anos de pneumonia – exatamente o mesmo tempo que os problemas econômicos da Grécia começaram.
“Mas a minha vida não tem sentido sem meus filhos. Eu culpo o governo grego para a catástrofe que atingiu nossa família.”
Triste: Padre João, um padre da Igreja Ortodoxa Grega, diz que nunca presenciou tal pobreza

Nota do autor: No entanto, foi descoberto pelo Consórcio internacional de Jornalistas Investigativos, que diversas famílias gregas e políticos, tinham milhões de euros escondidos em paraísos fiscais através de empresas offshore. Veja matéria completa

D. P. L.

Sem comentários:

Enviar um comentário